Gestão de Projetos

Qual o melhor Software de Gestão de Projetos?

Qual o melhor software de gestão de projetos? Se você também trabalha com gestão de projetos ou com engenharia, você certamente já ouviu ou já pensou essa pergunta.

O ambiente dos projetos requer agilidade, a quantidade de atividades é muito grande, a complexidade do projeto é elevada, um software de gestão de projetos é visto como a solução para tudo isso.

Eu sou Anderson Ferreira, eu trabalho como consultor em gestão de projetos e engenharia, e nesse post eu vou te falar algo muito importante: qual é o melhor software de gestão de projetos na minha opinião.

Primeiro item a se considerar

O primeiro item a se considerar ao responder tal pergunta é ter em mente que antes de pensar em qualquer software, é preciso aprender a gerenciar projetos.

Assim como uma calculadora na mão de alguém que não saiba matemática não vai resolver nenhum problema, um software de gestão para alguém que não saiba gerenciamento de projetos, não vai ajudar alcançar o sucesso do projeto.

O que eu tenho observado em vários trabalhos, é que, quando os profissionais e empresas despertam para a grande importância que a gestão dos projetos tem, a primeira coisa que eles costumam fazer é realizar um treinamento em MS Project, que é o software mais popular de gerenciamento de projetos.

Tela do Microsoft Project (software de gestão de projetos mais popular)
Tela do Microsoft Project (software de gestão de projetos mais popular)

Essa é uma atitude insensata, não pelas limitações do software MS Project, e nós vamos falar um pouco delas nesse vídeo, mas porque o software não faz gestão de projetos.

O que o software faz é ser ferramenta para elaboração de cronograma, registrar relacionamentos de atividades e apresentação da WBS. Contudo, isso não é gerenciar projetos.

Gerenciar projetos é desenvolver uma estratégia sistemática para alcançar o sucesso de um empreendimento dentro dos custos, da qualidade, do escopo, evitando gold plating e monitorando os riscos ao longo do projeto. Isso, nenhum software pode fazer por você.

Nenhum software toma uma decisão estratégica ou consegue fazer uma análise de gestão dos riscos do projeto.

Inclusive, implantar um software de gestão de projetos em uma empresa que não tenha bons conhecimentos em gestão de projetos, além de não ajudar, pode atrapalhar. Um software mal utilizado costuma trazer mais prejuízos do que benefícios.

Assim, partindo do princípio que não existe nenhum software que substitui o conhecimento em gestão de projetos, podemos então responder a nossa pergunta.

Qual o melhor software de gestão de projetos?

São muitos os softwares disponíveis no mercado. Temos:

  1. MS Project;
  2. Netproject;
  3. Openproject;
  4. GanttProject;
  5. Artia;
  6. Slack;
  7. Podio;
  8. Asana;
  9. Bitrix24
  10. it
  11. Hibox
  12. Wrike
  13. Operand
  14. Jira
  15. Trello
  16. Ecosys

Ufa, são muitos não? Pois é, esses são os 15 mais utilizados. Ainda existem muitos outros.

Cada um desses softwares possui suas funcionalidades e suas limitações. Assim, para responder nossa pergunta, precisamos analisar quais as funcionalidades o seu projeto precisa. Por exemplo:

  • Para projetos gerenciados com abordagem híbrida ou ágil, o Netprojet é uma excelente opção, enquanto o MS Project seria má escolha.
  • Para projetos gerenciados usando o Kanban, o Trello é uma excelente ferramenta, enquanto o Slack seria muito limitado.
  • Para projetos focados em uma comunicação ágil, o Slack é excelente alternativa, enquanto o Asana não tem nenhuma ferramenta de comunicação ágil.
  • Para projetos gerenciados pelo Scrum, o Jira é excelente opção, enquanto que o Primavera não seria indicado.

Portanto, a primeira atitude é analisar quais são as ferramentas você busca, e quais são os softwares permitem automatizar essas ferramentas. De acordo com a abordagem de gestão a ser adotada, alguns softwares seriam indicados enquanto outros seriam contraindicados.

Mas eu vou sim te falar qual o melhor software de gerenciamento de projetos na minha opinião.

Desses 15 softwares que eu te apresentei, existe somente um único que possui todas as funcionalidades que apresentamos aqui.

Ou seja, somente um software que permite gerenciar o projeto tanto pela abordagem preditiva, como pela abordagem ágil, que integra o Kanban e o Scrum, que permite comunicação ágil e geração automática de relatórios. E esse software é o Netproject.

Sobre o Netproject

O Netproject tem fácil usabilidade, funciona no ambiente online, permite vários usuários simultâneos, tem as ferramentas clássicas como gráfico de Gantt e WBS, e as ferramentas mais novas, como o Project Model Canvas e a matriz RACI.

O Netproject tem automação de envio de e-mails com atividades agendadas para os responsáveis e ferramentas de comunicação ágil.

Além de completo, ele tem uma sistemática de funcionamento simples, que apoia a experiência do usuário. E para melhorar ainda mais, o Netproject é o único que apresenta todas as 10 áreas de gestão de projetos do PMBOK.

Na tela inicial, você já consegue identificar todas as ferramentas classificadas pelas dez áreas de gestão.

  1. Gestão da Integração;
  2. Gestão do Escopo;
  3. Gestão do RH;
  4. Gestão do tempo;
  5. Gestão dos custos;
  6. Gestão da aquisição;
  7. Gestão da qualidade;
  8. Gestão da comunicação;
  9. Gestão dos riscos;
  10. E gestão das partes interessadas.
Tela do Netproject (software de gestão de projetos)
Tela do Netproject (software de gestão de projetos)

Além de gerenciar todas as dez áreas, ele ainda possui ferramentas para gestão de programas e portfólios. Por exemplo, ele permite a realização da análise AHP e a estruturação do mapa estratégico.

É o software mais completo de gestão de projetos que eu conheço, e é o que eu tenho recomendado para as empresas que realizam projetos de engenharia.

Atenção! Essa foi uma análise dos recursos do software. Eu não estou detalhando os aspectos de custo, que também precisam ser levados em consideração de acordo ao investimento que a empresa está disposta a fazer.

Cursos do Netproject e MS Project

Frequentemente, recebo algumas perguntas sobre cursos para aprender o Netproject e o MS Project.

O Netproject é um sistema baseado em ERP, não é possível instalar ele na sua máquina, a não ser que você trabalhe em uma empresa que tenha o Netproject.

Já o MS Project, que é o software de gestão de projetos mais popular, você pode instalar na sua máquina e aprender a trabalhar com ele independente de sua máquina no trabalho.

Conclusão

Nessa lista de 15 softwares, alguns são mais caros do que outros. Inclusive, alguns possuem versões simplificadas gratuitas. Se você não trabalha com projetos que envolvem muitas pessoas e que sejam complexos, você não precisa comprar uma licença, talvez um simples e gratuito Openproject pode resolver a sua demanda (e seja o melhor para o seu caso).

Portanto, se você quiser um bom software, identifique os recursos que são importantes para você e considere pesquisar sobre o Netproject, mas sempre se lembre do que falamos no início desse vídeo: o item principal para fazer uma boa gestão de projetos, não é o software, é a competência dos profissionais em gestão de projetos.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

2 thoughts on “Qual o melhor Software de Gestão de Projetos?

Deixe uma resposta ou um comentário!