Escolher minha expertise

Escolha sua área como Michael Jordan

Cada pessoa tem consigo habilidades únicas, e cada habilidade pode se tornar um ponto forte em diferentes áreas do conhecimento. Para entender esse conceito com profundidade, eu vou fazer uma analogia com o mundo dos esportes.

1- Motivação para estudarO mais alto nessa foto é Michael Jordan, considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos. Michael Jordan tem 1,98 metros de altura. Na foto ao lado, vemos Javier Castellano. Diferente do alto Michael Jordan, Javier Castellano é baixinho, tem 1 metro e meio da altura.

Mas há uma grande semelhança entre os dois. Ambos são considerados os maiores experts em seus esportes, Javier Castellano é considerado por muitos o joquey número 1 do mundo.

Ser alto é um ponto forte no basquete, assim como ser baixo é um ponto forte para um jockey. Isso também funciona com a expertise, quando você tem pontos fortes que são valiosos em uma determinada área, você já começa o jogo um passo a frente para se tornar um expert com mais velocidade.

Por exemplo, quem tem habilidades de raciocínio lógico avançado, tem um ponto forte muito valioso na engenharia. Quem tem habilidade para se comunicar com excelência, tem um ponto forte muito valioso no marketing.

Mas atenção, pontos fortes ajudam, mas eles não substituem a preparação por meio de um bom método de aprendizado. Vamos continuar com a nossa analogia para perceber isso.

Olhando novamente a foto do Michael Jordan, tem um jogador na frente dele, baixinho “neh”, pois é, e mesmo assim aí está ele, jogando frente a frente, na mesma quadra, no mesmo campeonato, independente da altura.

1- Motivação para estudarE nessa outra foto, esse é Yao Ming, com 2 metros e 29 centímetros de altura, é um dos MAIS ALTOS jogadores de basquete que o mundo já teve. Embora tenha sido considerado um bom jogador, os 2 metros e 29 centímetros não fizeram ele ficar no mesmo nível de expertise que Michael Jordan.

1- Motivação para estudarA verdade é que, enquanto Michael Jordan é reconhecido por ter alcançado o maior nível de expertise no basquete, a nova geração lembra de Yao Ming mais pela sua risada, que se tornou um meme famoso.

Pessoas altas não são automaticamente boas jogadores de basquete e o melhor jockey do mundo não é o jockey mais baixo. Portanto, pontos fortes ajudam, mas não garantem nada.

Mas atenção, essa analogia termina aqui, por que tem algo que no mundo dos esportes é diferente do mundo do conhecimento.

Não existe método que faz um jogador de basquete ficar mais alto, do mesmo modo, não existe método que faz um jockey ficar baixo. Mas existe SIM método de aprendizado que permite aprender qualquer habilidade. A habilidade de raciocínio lógico avançado pode ser aprendida, assim como a habilidade de se comunicar com excelência também pode.

As pessoas que têm essas habilidades não nasceram com elas prontas. As habilidades cognitivas são construídas pelas nossas experiências de vida. Quando muitas pessoas dizem que falta a elas aptidão para uma determinada área, na verdade, o que falta mesmo é a preparação. É por meio da preparação certa você se torna apto a exercer qualquer habilidade cognitiva.

Como Seth Godin comunicou:

“As escolhas levam a hábitos. Hábitos se transformam em talentos. Talentos são chamados de dons. Você não nasceu desse jeito, você se tornou assim.”

Portanto, na hora de escolher qual área de conhecimento você quer para você, vale a pena se perguntar quais habilidades você tem, quais as coisas em que as pessoas dizem que você é bom? Elas dizem que você é uma pessoa boa de se conversar, ou que é bom em cálculos e resolução de problemas? Talvez você seja um bom desenhista, ou um grande conhecedor da biologia.

E quando você não tiver uma habilidade importante para uma determinada área, isso não muda sua escolha, basta estar disposto a adquirir essa habilidade. Para se tornar um expert em engenharia, ou você domina o raciocínio lógico avançado, ou você desenvolve essa habilidade.

É por meio das suas habilidades que você encontra reconhecimento.

Escolha sua área pelas habilidades que possui e pelas habilidades que você quer desenvolver.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!