Escolha sua área de expertise (sqn)

NÃO Siga o conselho dos seus pais na hora de estudar

Quando estamos decidindo o que vamos estudar, seja para entrar na universidade ou para fazer uma especialização, é muito comum recebermos palpites de outras pessoas querendo ajudar. Saber ouví-los é importante, mas você precisa ter cuidado para não fazer uma escolha com base no que outra pessoa acha que é o melhor para você. Para alcançar a expertise, é preciso que essa seja uma decisão deliberada, uma decisão individual, uma decisão SUA. Ninguém pode fazer essa decisão por você.

É muito comum pais que impõem para seus filhos o curso que eles devem fazer, e acabam gerando todo aquele conflito quando não é o que o filho deseja estudar.

Mas não adianta simplesmente tapar os ouvidos e não escutar o que eles têm a dizer.

Seguir uma imposição não é a solução, mas também não resolve ignorar o que eles falam. Nesse momento de conflito, quando o choque de gerações cria essa confusão, é muito importante ouvir com atenção, e então, explicar o porque da sua decisão.

É por meio desse diálogo que o conflito é resolvido. Quando você mostra que o mundo de hoje não é o mesmo mundo que os seus pais conheceram quando eles fizeram as escolhas deles, eles entenderão que somente você sabe qual é a melhor escolha para você. Os pais têm um importante conhecimento que você deve valorizar, e eles estão certos na visão deles, pois no passado, a era industrial foi uma época quando ter diploma de determinadas áreas representava muitas garantias.

Quando você demonstra que a era do conhecimento valoriza expertise, e não diploma, e para adquirir expertise é preciso escolher uma área de forma deliberada, uma área em que a pessoa realmente quer, fica fácil de entender que só você pode tomar essa decisão.

É por meio do diálogo que você pode mostrar que a geração atual tem um novo mundo. Se for o caso, mostre aos seus pais o vídeo da Jornada Expert que fala sobre o mito do diploma e o vídeo que fala sobre a era do conhecimento.

Não “escolha” sua área de expertise pelo o que os outros escolheram para você.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

One thought on “NÃO Siga o conselho dos seus pais na hora de estudar

  • Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.

    Resposta

Deixe uma resposta ou um comentário!