Vocação e trabalho

Será que eu escolhi o curso certo?

O quarto perfil de estudante que tem dúvida sobre qual curso estudar, é aquele que já fez uma escolha e já começou um curso, mas ainda não colocou um ponto final na tomada de decisão. Se você está estudando com insegurança porque carrega a dúvida se é esse mesmo o curso que você quer, acompanhe esse post com atenção.

Esse perfil é o mais delicado de se resolver, pois não tem uma resposta única. A resposta depende de como foi tomada a decisão para entrar nesse curso que você está fazendo.

Se a decisão foi baseada no que você realmente quer, decidindo por sua inspiração, habilidades e vocação, é um momento de reavivar a motivação. Adquirir expertise é um desafio cansativo e que consome motivação. Precisamos nos superar para enfrentar os problemas e assim persistir no caminho.

Com o passar do tempo, as coisas que pareciam um mar de rosas no início do curso começam a se complicar e a nossa motivação pode mesmo ir diminuindo. Citando Henry Ford:

“Os dias prósperos não vêm por acaso, nascem de muita fadiga e persistência.”

Então, se você escolheu o curso pelos motivos certos, busque se lembrar quais foram esses motivos durante todo o curso. Não é que você escolheu o curso errado, é apenas necessário reacender a sua motivação mantendo em mente o porque realizou a sua escolha. Tendo em mente o que te fez estar motivado no primeiro dia de aula, você colabora para que sua motivação permaneça forte até o último dia do curso.

1- Motivação para estudarNo entanto, se você acabou escolhendo pelos motivos errados, escolhendo por causa de previsões de mercado, por causa de média salarial, pelo que é fácil de passar ou pelo o que os outros falaram para você escolher, aí sim é importante rever a sua decisão antes de continuar com o curso.

Você não precisa completar um curso que não gosta apenas porque você começou. Lembre-se do nosso vídeo do mito do diploma, se você não for expert no que faz, o diploma vai valer muito pouco. Aquela frase de que “você tem que terminar tudo o que começou” é coisa da era industrial. Na era industrial, o diploma tinha muito valor e o mercado não era tão dinâmico como agora.

É normal não terminar algumas coisas que começamos, a economia muda rapidamente e no meio do caminho você ter uma nova ideia. Você pode perceber que o curso não é para você e escolher um novo curso.

1- Motivação para estudarSe for o caso, mude de curso, nunca é tarde demais para ajustar a rota. Mais importante que percorrer o caminho até o final, é escolher o caminho certo a percorrer.

Portanto, se você fez a escolha certa, reviva a sua motivação diariamente para vencer os desafios que apareceram. E se você fez a escolha por um motivo errado, repense a sua decisão e faça uma escolha pelos motivos certos. Você não precisa esperar o curso terminar só porque você já começou.

Seja perseverante aos desafios do caminho, mas antes esteja consciente de ter escolhido o caminho certo.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!