Vocação e trabalho

1) Não sei qual curso eu faço, e agora?

Na hora de entrar na universidade ou de fazer uma especialização, existem quatro perfis de estudantes que ficam com dúvida de qual curso eles devem escolher. Nesse post vamos falar do primeiro perfil.

Sem a menor ideia

O primeiro perfil é aquele que não tem a menor ideia de qual área do conhecimento escolher.

O senso comum às vezes nos diz que, nesse momento, devemos ir para um canto filosofar sobre a vida até que as ideias caiam na nossa mente e seguir aquilo que amamos. Mas na prática não é assim que as coisas funcionam, você pode passar semanas e semanas pensando e a decisão não vai cair do céu.

Em vez de ficar filosofando, é preciso buscar informações e aprender um pouco sobre cada área do conhecimento, começar a estudar alguma área e ir experimentando e conhecendo um pouco das alternativas.

Não tem como você adivinhar se você gosta de uma área do conhecimento ou não se você não sabe nada sobre ela, por isso é importante pesquisar, para que possa entender um pouco sobre cada área e ir descobrindo qual a área que está mais de acordo com os seus objetivos.

Até para descobrir o que nos amamos é preciso ter conhecimento. Você só sabe se realmente vai amar engenharia depois de conhecer um pouco sobre o que é a engenharia.

Experimente estudar uma área de conhecimento e descobrir na prática se ela encaixa no seu perfil, e se não encaixar, estude sobre uma segunda área, e se a segunda não encaixar, pesquise sobre uma terceira área, faça isso até encontrar a sua área. É agindo assim que você vai encontrar a resposta, e não ficando parando pensando.

Se nenhuma ideia vem a mente, comece a ler sobre uma determinada área que as ideias apareceram. Busque informações sobre quais são as engenharias, quais as áreas dentro do direito, quais as especializações na medicina, quais são as principais disciplinas da administração, e assim por diante.

Estudando as diferentes áreas, você vai começar a se identificar mais com algumas do que com outras. Então, faça mais uma análise focando nas áreas em que se identificou, até ter uma área para chamar de sua.

As ideias não brotam do nada, as ideias nascem a partir do nosso conhecimento. Se não temos nenhum conhecimento, não podemos ter nenhuma ideia. Se você não tem a mínima ideia de qual curso fazer, a melhor estratégia é pesquisar e descobrir as características de cada área.

A decisão não vai cair do céu, você precisa procurar para encontrar.

Acho que sei o que vou estudar, sqn

O segundo perfil do indeciso sobre qual curso vai realizar, é do estudante que que tem uma única ideia, mas ele não se sente seguro da decisão porque ele não entende 100% da área em que ele está pensando.

Na ânsia de tomar uma decisão correta e não querendo correr o risco de errar mesmo tendo em vista apenas uma opção, esse perfil acredita que ele precisa saber exatamente tudo sobre uma área de conhecimento para tomar a decisão certa, e enquanto ele não sabe tudo, ele não se sente seguro para escolher.

Isso gera a paralisia por análise, paralisia por por análise é quando a pessoa tem de tomar uma decisão, mas ele fica paralisada porque ele acredita que ela nunca analisou a quantidade de informação suficiente para tomar essa decisão. Então ela sempre está buscando mais e mais informações para tomar a decisão, e quanto mais informações a pessoa encontra, mais informações ela acumula para estudar, e nunca ela termina de estudar todas informações para tomar uma decisão.

Se esse for o seu caso, se você tem uma ideia, já pesquisou bastante e ainda tem receio porque não sabe 100% sobre a área que escolheu, é hora de colocar a mão na massa e assumir a decisão.

É muito importante pesquisar sobre a área que escolheu para você, mas nunca você vai saber tudo da área antes de entrar nela. É preciso aceitar isso para começar, se não a pessoa pode cair no excesso de cautela e nunca começar área nenhuma, pois nunca ela vai ter pleno conhecimento da área antes de entrar na área.

Nós só conhecemos de verdade uma área de conhecimento, quando entramos nela de vez e começamos a estudar. Você nunca vai ter todas as informações sobre uma área, e isso está ok, porque você não precisa de todas as informações para fazer uma boa escolha, para fazer uma boa escolha bastam as informações essenciais.

Você só vai entender o que é uma área do conhecimento de modo completo, quando você estiver dentro dela, olhando de fora nunca teremos uma compressão perfeita.

Pesquise as informações fundamentais, você não precisa pesquisar todas as informações para fazer uma boa escolha.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

One thought on “1) Não sei qual curso eu faço, e agora?

Deixe uma resposta ou um comentário!