Escolher minha expertise

Escolha a área que te inspira, não a que “dá” mais dinheiro

Na era do conhecimento, nós vamos passar grande parte da vida envolvidos com a nossa área de estudo. Escolher bem essa área é fundamental, pois é uma escolha que pode definir a nossa vida. Portanto, é importante considerar o gosto pessoal de cada um.

1- Motivação para estudarQuando o estudante escolhe contra o seu gosto pessoal, passa o curso com o tédio de estudar um assunto que não o inspira, fica torcendo para se formar logo, e quando se forma, se arrepende de não ter aproveitando bem o curso.

Quando a escolha leva em conta o gosto pessoal, o estudante vive o curso com interesse, torce para aproveitar cada momento, e quando se forma, lembra com saudade dos bons tempos que teve.

Além disso, o expert é aquele que inova, não aquele que apenas segue instruções. E para inovar é preciso se envolver, se permitir ter inspiração para novas ideias, é assim que inovações são iniciadas.

Mas atenção, quando eu falo considerar o seu gosto pessoal, é diferente de apenas fazer o que te dá prazer imediato. Considerar seu gosto pessoal é escolher pelo o que te inspira. Quando uma área do conhecimento te inspira, você se prepara, inclusive, para fazer coisas que não te dão prazer imediato e você se dispõe a gostar delas.

Olhe a sua volta e busque a área em que você encontra inspiração. Inspiração não cai do céu, é preciso empenho e dedicação para criar o gosto por uma área do conhecimento. A inspiração é construída.

Picasso ilustra bem esse princípio quando nos disse:

 “A inspiração existe, mas tem que te encontrar trabalhando. ”

Encontre no mundo a oportunidade de gerar riqueza para as pessoas fazendo aquilo que você faz com gosto. São muitas as fontes de inspiração: os avanços da engenharia, os desafios da medicina, as inovações da administração, o deslumbre da psicologia, as estratégicas do marketing, a virtude de justiça do direito, e assim por diante.

Quando eu estava cursando engenharia mecatrônica, sempre ouvia de muitas pessoas que eu tinha escolhido o curso ideal, porque engenharia mecatrônica é garantia muito dinheiro. Alex, meu amigo e irmão, na mesma época estudava marketing, ele ouviu o inverso, que o mercado de marketing é ruim e que ele não ia ter muito dinheiro com essa carreira. Tais pensamentos são engano e eu vou te provar.

Alguns dos meus colegas de turma na engenharia mecatrônica estão sem nenhuma fonte de rendimento, outros até abandonaram a engenharia para tentar outra coisa. Acontece que esses alunos não eram inspirados pela programação de robôs ou pelo cálculo analítico do nosso curso, logo, eram apenas medíocres no que faziam. Quando se formaram, não tinham inspiração para transformar esse conhecimento em resultado, eram medíocres e nunca atingiram o nível de experts.

O raciocínio também errou no caso do meu irmão. Primeiro porque o marketing permitiu ao meu irmão montar uma loja online e superar o ganho de muitos engenheiros. Segundo porque, guiado pelo o que o inspira, ele atingiu um grau de expertise que permitiu a ele ter ideias que alguém que não tem inspiração não teria.

Linkedin vocaçãoA verdade é que nenhuma área “dá” dinheiro. Seja engenharia, direito ou medicina, o retorno financeiro virá da qualidade do seu trabalho.

Cada área do conhecimento tem o seu fascínio e cada pessoa se inspira por algo diferente. Localize a sua inspiração e escolha a sua área de modo coerente.

É por meio da sua inspiração que você constrói conhecimentos para inovar.

Escolha sua área de acordo com o que te inspira.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!