Atitudes para Expertise

Estude como um ciclista [ATITUDE 3]

Para aprender de verdade precisamos desenvolver nossa habilidade de usar o conhecimento de modo prático, seja para tomar uma decisão, seja para fazer uma análise, seja para resolver um problema. Não adiantar reter informações, é preciso saber usá-las.

Um aluno que assiste um professor desenvolvendo uma análise, que entende a análise, mas não desenvolve a capacidade de fazer a sua própria análise, não está aprendendo de verdade.

O Aprendizado verdadeiro não é apenas entender o que se ouve e se lê, e saber falar sobre isso, é preciso saber fazer. Aquele estudo que só fica no entendimento da teoria, mas não desenvolve nenhuma habilidade prática, é apenas aprendizagem memorística, ou seja, é o tipo de aprendizagem que não tem mais valor na era do conhecimento.

1- Motivação para estudarNo fundo, aprender uma habilidade corporal como andar de bicicleta, é análogo a aprender uma habilidade racional como resolver uma equação. Não adianta observar alguém fazendo, você precisa fazer você mesmo.

Portanto, quando você estiver estudando, é preciso treinar a aplicação do conhecimento, fazer exercícios é fundamental.

Se o seu professor é aquele que fica a aula inteira falando de teorias e mais teorias, conteúdo e mais conteúdo, e nunca tem uma prática, nunca tem um exercício, aproveite ao máximo o seu estudo em casa para praticar, e não continuar a ficar só na teoria. Ninguém aprende nada ficando só na teoria e não praticando nunca.

Um método de estudo que tem apenas técnicas para entender a teoria, não é um método de aprendizado, é um método de memorização, porque para aprender a fazer qualquer coisa, não basta ficar só na teoria.

Aristóteles já nos ensinou isso, nas palavras dele:

“É fazendo que se aprende aquilo que se deve aprender a fazer”.

A atitude número 3 para aprender, em vez de apenas memorizar, é:

Fazer exercícios para aplicar o conhecimento em vez de ficar apenas no entendimento da teoria.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!