Estudar muito vale a pena?

A formatura é só metade do caminho [IMPORTANTE]

Todas as áreas do conhecimento estão em evolução com extrema velocidade, e na era do conhecimento, essa verdade não vale só para as áreas tecnológicas, exatas e biológicas. Mesmo as áreas de humanas, como o direito e a filosofia, estão se desenvolvendo com velocidade.

Até o conhecimento de história se desenvolve mais rápido do que simplesmente acrescentar o conhecimento do que se passou no último ano, novas análises e descobertas da história são feitas até hoje.

O ciclo do desenvolvimento do conhecimento é contínuo.

  1. Cientistas realizam novas descobertas;
  2. Com novas descobertas os engenheiros desenvolvem novas tecnologias;
  3. Com novas tecnologias a medicina desenvolve novos tratamentos;
  4. Também com novas tecnologias os pesquisadores criam novos métodos;
  5. Com novos métodos os empreendedores criam novos produtos;
  6. Com novos produtos os administradores desenvolvem novos negócios;
  7. Com novos negócios os profissionais de marketing criam novos mercados;
  8. Com novos mercados os profissionais de direito atualizam a legislação.

E nesse ciclo de inovação o desenvolvimento nunca para, o resultado é que a quantidade de informações existentes já está dobrando a cada ano. É nesse contexto que entendemos com profundidade o que disse a educadora Dorothy D. Billington:

“O que sabemos hoje será obsoleto amanhã. Se pararmos de aprender, estaremos condenados à estagnação. ”

Por muitos anos, estudar era algo necessário somente durante os primeiros anos da vida, então a pessoa podia passar o resto da vida em função do que ela aprendeu quando jovem. Na era do conhecimento o mundo não funciona mais assim, nos vamos estudar e aprender por toda a vida.

Vivemos em uma sociedade baseada no conhecimento, estudar e aprender se tornou vital.

1- Motivação para estudarNão dá mais para falar aquela frase “Formei, terminei meus estudos”. A formatura é o final de uma etapa dos seus estudos, não o final dos seus estudos.

Se você não estuda você fica ultrapassado. Informação tem prazo de validade. O que você sabe hoje pode não ser suficiente para os desafios de amanhã.

Devido as mudanças frequentes da atualidade, o profissional do conhecimento não fica muito tempo fazendo a mesma coisa, ele muda de áreas, de atividades, de empresas. Não é mais igual a era industrial onde a pessoa entrava numa empresa e ficava fazendo a mesma coisa até a aponsetadoria.

A cada novo momento é preciso estudar para adquirir uma nova habilidade, a dinâmica da economia vem mudando rapidamente o nosso modo de viver.

1- Motivação para estudar2Esse assunto é apresentado em detalhes no livro ‘A era do conhecimento: A dinâmica das universidades, do conhecimento e da sociedade’, onde James Dzisah e Henry Etzkowitz mostram que estamos numa economia que muda em alta velocidade sendo movida pelo conhecimento.

A partir disso, podemos concluir que:

Precisamos estudar para acompanharmos a velocidade de evolução do mundo.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

2 thoughts on “A formatura é só metade do caminho [IMPORTANTE]

Deixe uma resposta ou um comentário!