Vale a pena fazer faculdade?

A resposta para mim é óbvia, SIM. Vale a pena. Vale muito a pena. Mas não é porque vale a pena que você deve fazer. Nossa vida é limitada e não dá tempo para fazer tudo o que vale a pena, então, precisamos identificar qual é a melhor coisa em que devemos empregar o nosso tempo.

Slide1Resumindo meu argumento, tem muitas atividades na vida que valem a pena. Isso é, o benefício da atividade é maior que o custo da atividade. Por exemplo:

  1. Aprender a cozinhar
  2. Fazer uma viagem e aprender uma nova cultura
  3. Trabalhar como técnico em uma grande empresa
  4. Abrir uma empresa online
  5. Criar um canal no youtube
  6. Fazer um programa de estudo autodidata
  7. Entrar em um time esportivo profissional
  8. … (a lista não acaba)

Slide2Criar um canal no youtube pode ser bem melhor que cursar um curso universitário para quem deseja se tornar um profissional criador de conteúdo.

Portanto, a solução é identificar o que é o melhor para você fazer agora. Então, uma melhor pergunta seria: Eu devo fazer faculdade?

Aí eu já não tenho uma resposta óbvia, agora eu digo: talvez. Mas eu vou te ajudar a refletir para que você tenha uma resposta plena para essa pergunta. Até porque, só você pode tomar essa decisão com plenitude.

O custo de estudar em uma universidade envolve TEMPO e DINHEIRO:

  • Tempo investido, cerca de 6 horas por dia durante 5 anos (faculdades de menos qualidade exigirão menos tempo, quem sabe gerenciar o próprio conhecimento vai precisar de menos tempo também);
  • Dinheiro para transporte;
  • Dinheiro para hospedagem (para quem precisar mudar de moradia para ficar mais próximo a universidade);
  • Dinheiro para pagar a mensalidade (para quem não conseguiu, ou não desejou, estudar em uma universidade federal).

O benefício de estudar em uma universidade envolve diferentes fatores:

  • Grande conhecimento adquirido (conhecimento é dinheiro, capital intelectual é o mais valioso da nossa era);
  • Conviver e trocar experiência com os maiores experts do mercado (considerado, mais uma vez, que você estuda em uma boa universidade);
  • Reconhecimento da sua competência (desde que você realmente estude para desenvolver a competência e não apenas para ir bem nas provas e obter um diploma, e, mais uma vez, considerando que você estude em uma boa universidade);
  • Profissionais com ensino superior tendem a ganhar de 3 a 10 vezes mais que profissionais sem ensino superior.

Considerando o custo e o benefício, agora você pode comparar o custo e o benefício de outras atividades, e, assim, escolher a MELHOR atividade para você dedicar o seu tempo. E não apenas fazer algo que vale a pena.

Não faça um curso superior porque vale a pena. Faça um curso superior porque é a melhor escolha para você (se for a melhor escolha para você).

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

One thought on “Vale a pena fazer faculdade?

Deixe uma resposta ou um comentário!