Alternativa ao diploma: estude como autodidata e seja certificado

Reconhecimento profissional é essencial para se desenvolver na carreira e fazer o seu conhecimento gerar dinheiro. A estratégia de obter reconhecimento profissional por meio de diplomas em longos cursos, que é a estratégia adotada pela maioria das pessoas, não é a única e nem sempre a melhor estratégia para obter reconhecimento profissional. Existe uma alternativa ao diploma que pode ser muito mais inteligente e barata.

Existem vantagens pouco reconhecidas em não se cursar longos cursos para obtenção de um diploma, uma delas é poder investir todo esse tempo em ações que geram resultado mais rápido.

Na era conceitual, a economia é veloz. Muitas vezes, depois de cinco anos estudando o obtendo diploma em uma área de conhecimento, o recém-formado descobre que mais da metade das tecnologias e técnicas que ele estudou já estão ultrapassadas.

Uma sigla desconhecida

Quase todo mundo sabe o que significam as primeiras siglas que aparecem no meu perfil profissional no LinkedIn: Eng, MBA e MSc. Para quem não sabe:

  • Eng = Engenheiro;
  • MBA = Mestre em Administração e Negócios (Master of Business Administration);
  • MSc = Mestre em ciências.

Entretando, existe uma sigla que pouca gente conhece, a sigla PMP. Volta e meia eu recebo uma mensagem perguntando que tipo de diploma é esse, se é algum tipo especial de PHD.

Na verdade, não é um diploma, é uma certificação internacional, nesse caso, é uma certificação para quem tem expertise como gerente de projetos.

PMP = Project Management Professional

Certificação internacional é alternativa ao diploma

Como vemos no site do PMI, a certificação PMP é a certificação mundialmente mais reconhecida no campo de gerenciamento de projetos.

Certificações internacionais

As certificações avaliam o conhecimento por meio de uma prova prática e não têm avaliação de presença em aulas. Você pode estudar de forma autodidata e a avaliação será feita por meio de um teste focado na competência, e não na memorização de informações.

Em suma, com base na sua demonstração de expertise você obterá ou não um certificado válido internacionalmente.

Quem trabalha com tecnologia de informação certamente já conhece sobre as certificações internacionais. TI é a área de conhecimento onde as certificações internacionais estão mais desenvolvidas.

Ayan Qureshi – Microsoft Certified Professional

O grande destaque é do jovem Ayan Qureshi, que, aos 5 anos, ou seja, muito antes de conseguir um diploma, já se tornou internacionalmente reconhecido como um especialista por meio de uma certificação internacional.

Alternativa ao diploma de valor internacional

Em termos de validade mundial, as certificações internacionais são muito mais que uma alternativa ao diploma, são melhores.

Além de avaliarem a prática, as certificações estão presentes em todo o mundo. Assim, você pode fazer sua prova de certificação no Brasil, e ser ter sua competência reconhecida nos Estados Unidos, na África do Sul, na China ou na França.

Muitas vezes, isso não acontece com o diploma universitário, e muitos profissionais acabam não sendo reconhecidos fora do país em que se formaram.

Conclusão

Se você busca por uma alternativa ao diploma para obter reconhecimento profissional, pesquise quais são as certificações profissionais existentes na sua área de estudo e qual o reconhecimento que elas possuem.

Portanto, a certificação internacional é ótima alternativa ao diploma. Diploma não é sua única opção.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

2 thoughts on “Alternativa ao diploma: estude como autodidata e seja certificado

  • 04/01/2021 em 21:38
    Permalink

    Onde posso fazer essa prova para conseguir essa certificação sendo autodidata na área da educação?

    Resposta
    • 22/05/2021 em 06:24
      Permalink

      Gostaria de fazer esse teste !

      Resposta

Deixe uma resposta ou um comentário!