Computador VS Cérebro

Computador VS Cérebro

Em 2011, aconteceu um grande feito da inteligência artificial. Em um jogo de perguntas e respostas, um computador superou os dois melhores memorizados de fatos de todo o mundo.

1- Motivação para estudarO computador Watsom venceu os memorizadores, e venceu com facilidade, com uma performance muito melhor. Você podia somar a pontuação dos dois memorizadores que nem assim eles iam chegar perto dos pontos marcados pelo computador.

Quando isso aconteceu, ouve muita especulação dos leigos dizendo que os computadores se tornariam mais inteligentes que os humanos. Contudo, quando nós analisamos o que é ser inteligente, vemos que essa especulação não faz sentido nenhum.

Na era industrial, estudar era para ser instruído, pois naquela época, não existia a inteligência artificial e a indústria precisava de muitas pessoas para memorizar instruções. Naquela época, inteligência era entendido como a capacidade de uma pessoa em memorizar e seguir instruções.

Mas na era do conhecimento o conceito de inteligência mudou, o novo conceito de inteligência está ligado a expertise, a capacidade de a pessoa analisar conhecimentos e gerar ideias. Portanto, um computador não tem mais inteligência que o ser humano, o que ele tem é maior capacidade de memorização.

1- Motivação para estudar.jpgO computador que ganhou a competição nem sabe que ele ganhou uma competição.

Eu não sei se você percebeu, mas o que o computador ganhou foi uma competição de perguntas e resposta de dados aleatórios, onde ganha quem memorizou mais informações. Não foi avaliado nenhuma expertise ou criatividade.

O computador Watsom foi a prova cabal de que memorização é realizada muito melhor pelas máquinas, do que pelo ser humano. Se você lembrar que o melhor memorizador do mundo memorizou a ordem de 36 baralhos em uma hora, e que um computador faz isso em um minuto. Fica fácil perceber que o computador memoriza muito melhor que o ser humano. Isso sem falar na confiabilidade, pois o melhor memorizador do mundo memorizou por 1 dia, um computador pode fazer isso por um século.

As máquinas memorizam instruções melhor que o ser humano.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!