A máquina vai tomar o seu trabalho?

Estamos em uma era que permitiu o amplo desenvolvimento de robôs com inteligência artificial, já estamos na quarta revolução industrial, e essa revolução vai eliminar todos os empregos baseados apenas na memorização de instruções.

Eu não estou falando dos empregos de trabalho braçal, baseados no esforço físico, porque esses as revoluções industriais do passado já estão substituindo. Eu estou falando de funções administrativas, de pessoas que apenas memorizam e seguem instruções.

Assim como na era industrial, a máquina substituiu os trabalhadores braçais, na era do conhecimento, a máquina substituirá o trabalho dos memorizadores.

O estudo ‘O futuro dos empregos: quão suscetíveis são os trabalhos diante da computadorização? ’, calculou quais as profissões mais ameaçadas de serem substituídas pelas máquinas nos próximos anos.

CapturarUm software barato já é capaz de substituir vários advogados. E várias outras profissões que exigem diploma superior podem ser substituídas.

  1. O advogado que decorou as leis sem aprender o que é justiça, será substituído pelo computador.
  2. O médico que memorizou sintomas e remédios e não aprendeu o real significado de saúde plena, será substituído pelo computador.
  3. O engenheiro que sabe fazer contas e não aprendeu o conceito do que é um projeto de qualidade, será substituído pelo computador.
  4. O professor que apenas memorizou a matéria e não desenvolveu uma didática envolvente, será substituído pelo computador.
  5. O Administrador que memorizou as fases de um processo de gerenciamento e não compreendeu o que é trabalho em equipe, será substituído pelo computador.
  6. O economista que memorizou fórmulas como calcular índices e taxas e não compreende a dinâmica da economia, será substituído pelo computador.

Toda profissão baseada apenas em memorizar e seguir instruções será eliminada, pois a máquina vai fazer isso melhor e mais barato. Se você estuda somente para memorizar instruções, não vai demorar muito um software fazer o seu trabalho, é por isso que no próximo post vamos falar como você pode estudar de um modo que nenhum computador vai conseguir fazer o que você faz.

Os memorizadores de instrução serão substituídos pelo computador.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!