O Seu capital mais valioso

Na era industrial aprendemos a importância do tempo. Afinal, tempo era dinheiro naquele momento. Hoje, a grande maioria das pessoas gerenciam o seu tempo usando agendas e aplicativos. A questão é que atualmente o seu conhecimento vale mais do que o tempo que você trabalha. O problema é que nem todo mundo sabe gerenciar o próprio conhecimento.

Na era do conhecimento, gestão do conhecimento pessoal é mais importante que a gestão do tempo pessoal, pois o conhecimento é um capital muito mais valioso que o tempo, mais valioso que o próprio dinheiro.

Com conhecimento, você pode transformar um campo em uma terra para a agricultura, mas sem conhecimento a plantação morre.

1- Motivação para estudarCom conhecimento você pode criar e gerenciar uma indústria produtiva, mas sem conhecimento a indústria perde valor e fecha.

Na era da agricultura, gerava mais riqueza o dono da terra mais produtiva. Na era industrial, gerava mais riqueza o dono da indústria mais produtiva. Agora, na era do conhecimento, gera mais riqueza o dono do capital intelectual mais produtivo.

Não sei se você percebeu, mas uma start-up que tenha apenas o conhecimento inovador dos seus integrantes, vale muito mais que uma grande empresa cheia de terras e de instalações industriais, mas que não tenha nenhum conhecimento.

Podemos produzir muitas riquezas por meio do nosso conhecimento. Estudar e aprender é uma oportunidade. Como disse Abraham Maslow:

“Aprendemos para alcançarmos nossa realização pessoal, descobrindo e desenvolvendo o pleno uso de nossos talentos, capacidades, potencialidades.”

Por si só, o valor do capital intelectual já é uma excelente motivação para estudar e aprender a gerenciar o próprio conhecimento.

Precisamos estudar e investir em nosso capital mais valioso, o conhecimento.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!