Gestão de carreira

Completude: competência para ser promovido na carreira

No ambiente corporativo, o desejo por crescimento e promoção é uma constante, e isso é algo extremamente positivo. Para alcançar esses objetivos, é fundamental demonstrar competência de completude em todas as tarefas designadas.

Completude é a competência de completar uma atividade de modo que não seja necessário uma outra pessoa realizar uma conferência para que seja possível considerar que a atividade realmente está completa.

Uma conversa recente entre Anderson Ferreira e o colaborador XYZ exemplifica bem essa dinâmica:

Trecho de conversa entre gestor e profissional
Trecho de conversa entre gestor e profissional

Como ter competência de completude?

Para ser promovido rapidamente, um profissional deve mostrar que é capaz de realizar suas tarefas de maneira completa e autônoma. Isso significa:

Entender os Requisitos: Compreender plenamente o que é esperado em cada tarefa. Compreender o seu procedimento de trabalho e conseguir assumir a responsabilidade por ele.

Análise Técnica: No caso do profissional XYZ, por exemplo, a análise técnica deve ser feita de maneira que a justificativa esteja clara e alinhada com os melhores interesses da empresa (e com o procedimento de trabalho dele).

Autoconfiança e Proatividade: Demonstrar confiança em suas decisões e ser proativo na busca das melhores soluções sem que outra pessoa precise conferir o que você realizou.

Redução de Supervisão Necessária: À medida que a competência é demonstrada, a necessidade de supervisão diminui, indicando que o profissional está pronto para assumir com completude o procedimento atual e demonstrando que está mais capacitado parar poder ser desenvolvido para posições de maiores responsabilidades.

Papel do gestor

Evidentemente, o gestor deve garantir que o liderado sabe qual é o seu procedimento.

No caso do profissional XYZ, ele recebeu treinamento e realizou uma prova sobre o procedimento do seu trabalho (no caso, era o procedimento de gestão de suprimentos). Treinamento que deixa claro que quem realiza esse procedimento deve realizar uma análise técnica para determinar as melhores escolhas.

Inclusive, sem essa análise técnica, não justifica que a atividade seja realizada por alguém com formação em engenharia mecânica. Se fosse apenas cotar e quantificar sem avaliar tecnicamente, um profissional de secretariado poderia realizar a atividade.

Assumindo que o gestor deixou claro o procedimento de trabalho, cabe ao profissional dominar ao mesmo com autonomia e sem dependência de conferências por outros profissionais.

Dificuldades para desenvolver a competência de completude

A confiança do gestor é construída através da completude do trabalho do profissional. Quando um colaborador, como XYZ, começa a apresentar análises técnicas detalhadas e bem fundamentadas, o gestor poderá confiar nas suas recomendações técnicas sem precisar revisá-las constantemente.

Em geral, os principais motivos que leva a um profissional a ter dificuldade para desenvolver a completude são:

◾ Falta de conhecimento: o profissional não possui uma formação sólida para dominar os conhecimentos necessários para cumprir o procedimento com maestria. Nesse caso, ele precisa estudar e adquirir tais conhecimentos.

◾ Falta de compreensão de como funciona uma organização: o profissional não possui compreensão de que, em uma empresa, se você precisa de alguém constantemente conferindo as atividades que você realiza, você não está apto a evoluir da posição de auxiliar.

Não aceite como sendo normal alguém conferir uma atividade que você realizou e alterar o que você recomendou. Isso é uma situação que deve gerar aprendizado para que nas próximas você possa gerar recomendações técnicas melhores.

Completar a atividade de modo autônomo indica que o profissional é confiável para a posição atual, e então, pode ser desenvolvido para ser confiável em posições de maior responsabilidade.

Conclusão

Ser promovido não é apenas uma questão de tempo, mas de demonstrar capacidade de completar atividades com autonomia. Algumas pessoas realizam isso mais rapidamente. Outras pessoas realizam isso mais lentamente.

Completar atividades com precisão, entender profundamente os requisitos e reduzir a necessidade de supervisão são passos fundamentais para mostrar que você está pronto para novas responsabilidades.

Portanto, se você deseja ser promovido, concentre-se em realizar suas tarefas de maneira completa e autônoma, ganhando a confiança de seus gestores e provando que você está preparado para o próximo nível na sua carreira.

 

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.