Aprendizado e didática

Curva da memória x Curva aprendizado

Você conhece a história do memorizador profissional que no dia seguinte não sabia o que tinha memorizado para ganhar o campeonato de memorização? A memorização é assim, da noite para o dia pode ocorrer o esquecimento. O aprender de verdade não é assim, da noite para o dia não ocorre o “desaprendimento”. Quem aprende de verdade leva o conhecimento por anos a fio. A função cerebral de aprender é totalmente diferente da função cerebral memorizar.

1- Motivação para estudarVeja a curva da memória. Ela explica como a memorização funciona, quanto mais o tempo passa, mais o memorizador esquece e pior o seu desempenho. E para combater esse esquecimento, ele tem que de ficar repetindo a informação.

Diferente da curva da memória, veja a curva do aprendizado. Quanto mais o tempo passa, mais aprendemos, e o nosso desempenho aumenta à medida que relacionamos o novo aprendizado com outros aprendizados.

Veja que não existe um “desaprendimento” recorrente, quando aprendemos de verdade, sempre aumentamos nosso conhecimento.

  • Enquanto a memória é volátil, o aprendizado é acumulativo.
  • Enquanto a memorização é passageira, o aprendizado é duradouro.

Quem fica repetindo informações para memorizar e usando técnicas como o palácio da memória, está na curva da memória. A curva da memória é para memorizadores, são os memorizadores que esquecem das coisas facilmente. A curva do aprendizado é para quem aprende de verdade, e quem aprende de verdade não “desaprende” facilmente.

1- Motivação para estudarppNão é à toa que a curva da memória é também chamada de curva do esquecimento.

Quem aprende, está sempre subindo na escada da inteligência e se tornando mais inteligente a cada dia. Já, quem memoriza, está sempre lutando contra o esquecimento, e na maioria das vezes, lutando em vão, por que como nós vamos ver no próximo post, essa memorização não tem valor nenhum na era do conhecimento.

Quem memoriza não aumenta a inteligência que tem. Testes de cognição mostram que os memorizadores não são mais inteligentes, eles apenas usam técnicas de associação que permitem usar a memória espacial para lembrar de dados aleatórios. Enquanto isso, os mesmos testes mostram que quando a pessoa aprende de verdade ela fica mais inteligente. A heutagogia criou um método de aprendizado que desenvolve a inteligência, e esse método não inclui técnicas de memorização.

1- Motivação para estudarInclusive, o próprio campeão de memorização reconheceu que a técnica de memorização que ele criou não serve para aprender e não deve ser usada por estudantes. É uma técnica que serve apenas para memorizar dados (como uma coleção de cartas de baralho).

O estudante que usa essas técnicas de memorização em vez de um método de aprendizado é aquele estudante que passa semestre após semestre memorizando e esquecendo, e se forma sem ser expert em nada.

O maior erro de um estudante é usar técnicas de memorização para ir bem na prova, porque quando ele se formar ele vai descobrir que ele não aprendeu para ir bem na vida.

Usar uma técnica de memorização ou um método de aprendizado é o que diferencia experts de memorizadores.

Aprender de verdade é aprender para a vida. É aprender no longo prazo.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

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