Aprendizado e didática

Quem aprende de verdade não faz o que ele fez

A palavra aprender vem sendo usada para diferentes processos mentais, sendo confundida com diferentes funções do cérebro. Para você saber se você está aprendendo quando você estuda, a Escola Expert criou o conceito de ‘aprender de verdade’. E nós vamos começar analisando um caso real.

1- Motivação para estudarEsse é Ben Pridmore, ele é um competidor de memorização. É um memorizador profissional! Ele foi capaz de memorizar a ordem de 36 baralhos desordenados em uma hora.

Mas aconteceu algo muito curioso no dia seguinte em que ele ganhou o seu terceiro campeonato mundial de memorização. Ele não sabia mais nem a primeira carta do baralho. Da noite para o dia ele já não sabia mais a ordem das cartas.

Agora vem uma pergunta muito importante. Será que ele aprendeu a posição das cartas, ou ele só memorizou? Pois é, ele não seguiu um método de aprendizado, ele seguiu uma técnica de memorização.

No próximo post você vai descobrir como parar de memorizar e de fato começar a aprender, o primeiro passo é esse, entender que memorizar não é aprender.

Se você é aquele estudante que vai muito bem na hora da prova, mas que poucos dias depois, se fizesse a mesma prova tiraria uma nota menor, cuidado! Você pode estar estudando usando técnicas de memorização que te ajudam na hora da prova, mas que não vão te ajudar na hora de aplicar o conhecimento na vida real.

Aprender de verdade não é registrar informações que são esquecidas no dia seguinte.

 

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!