Armadilhas do Sistema

DOIS modos de estudar e só UM de aprender

Dois cientistas analisaram as experiências de aprendizado de muitos tipos de estudantes e apresentaram os resultados no livro Teaching for Quality Learning at University (Society for Research into Highter Education).

Eles descobriram que existem duas abordagens do estudo: A abordagem superficial e a abordagem profunda.

Na abordagem superficial o aluno diz ‘ok, eu concordo com tudo isso que é apresentado. Vou entender e memorizar a informação!’. O aluno sempre fala exclamações da informação, é por isso que o ponto de exclamação é o símbolo dessa abordagem de estudo.

Na abordagem profunda, o estudante encara o material de estudo com a uma postura questionadora. Ele pensa ‘Qual é a ideia que está sendo apresentada? Como essa ideia se relaciona com o que eu já sei?’. O estudante questiona a si mesmo, é por isso que o ponto de interrogação é o símbolo dessa abordagem de estudo.

A abordagem superficial é aquela em que o aluno adota uma postura passiva de aceitação das informações. Ele sabe citar o conceito, mas ele não sabe discutir as ideias. Ele retém a informação, mas não compreende o significado. É só um repetidor de informação.

Do outro lado, a abordagem profunda é quando o estudante tem uma postura ativa de questionar as informações. Ele compreende as ideias em vez de memorizar informações. Ele é capaz de comparar a ideia do material de estudo com outras ideias que ele aprendeu anteriormente.

Comparando essas duas abordagens de estudo, percebemos que a abordagem superficial produz memorização e a abordagem profunda produz conhecimento. Este é o ponto chave de analisar a abordagem de estudo que você adota.

Ciente de que estamos em uma era onde a memorização de informação é destinada às máquinas, e que o grande valor do estudo atualmente reside na construção da expertise, é fácil concluir:

Estude com a abordagem para ter conhecimento e não com a abordagem para ter memorização de informações.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

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