Heutagogia

Heutagogia: O novo método de estudo da era conceitual

Estamos em uma nova era e isso exige um novo modo de estudar e aprender. Esse novo método é a heutagogia e nesse post você vai descobrir o que a heutagogia é.

Recapitulando rapidamente, no post Como estudar após o fim da era da informação, nos verificamos três informações importantes:

  1. A era conceitual revolucionou o nosso mundo;
  2. A escola não acompanhou essa revolução;
  3. Precisamos usar um método de estudo revolucionário.

A partir disso, podemos compreender a importância de aplicar métodos da heutagogia em nossa rotina de estudos.

Heutagogia: O novo método de estudo dos autodidatas

No ano 2000, nasceu uma nova ciência do aprendizado. Essa ciência se mostrou ser o modo mais rápido de estudar e aprender que o ser humano já descobriu. Essa ciência se chama Heutagogia. Com o método de aprendizado baseado na Heutagogia, você aprende com mais qualidade e de modo autônomo.

Livro dos criadores da Heutagogia
Livro dos criadores da Heutagogia

No livro Self-Determined Learning: Heutagogy in Action, os criadores da Heutagogia demonstram o porque estamos em uma era de transição da pedagogia para a Heutagogia:

A heutagogia redefine a forma como entendemos a aprendizagem e fornece um mundo de oportunidades para aprender muito mais rápido e com muito mais qualidade.

Tal método, quando bem aplicado, funciona na prática porque usa os conceitos da neurociência e da teoria da complexidade. De fato, diferentes pesquisas científicas realizadas após o ano 2010 sobre a plasticidade do cérebro apresentaram a evidência científica de que a Heutagogia proporciona aumento da nossa capacidade intelectual.

Pedagogia é para instrução. Heutagogia é para expertise
Pedagogia é para instrução. Heutagogia é para expertise

A Heutagogia rompe com o antigo modelo da era da informação de assistir aula e fazer resumos produzindo memorização, para um modelo que ensina uma postura autodidata que conduz ao desenvolvimento da expertise.

Assim, esse é um método de estudo revolucionário, o professor, caso necessário, deixa de ser um simples passador de informações e se torna um valioso mentor. A ideia é transformar o aluno em um estudante autodidata.

Não sei se você percebeu, mas esse é um método de aprendizado avançado. É um método para quem está ou quer entrar nas melhores universidades, é para quem quer altos resultados de modo autodidata. Não é um método para crianças.

Conclusão

Você não depende de um professor, na nova era em que vivemos você pode aplicar a heutagogia e aprender de modo independente. Você pode se tornar um expert de modo autodidata.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!