Motivação para estudar

Ciência para descobrir o que te motiva a estudar com garra

São muitas as teorias sobre como funciona a motivação. Eu vou conversar com você sobre as duas principais. Começando pela teoria desenvolvida por Douglas McGregor, a teoria X e Y.

Teoria X e Y estabelece que parte das pessoas se motivam para fugir da pressão de um sofrimento (as pessoas X) e parte das pessoas se motivam para ir de econtro a realização de um prazer (as pessoas Y). Adaptando esse conceito para o ambiente acadêmico, temos para as pessoas X:

  • NÃO se motiva ao ouvir que, se ela estudar, ela pode ganhar muito dinheiro e viajar o mundo graças ao conhecimento que ela adquirir;
  • SIM, ela se motiva se for pressionada por outra pessoa ouvindo que, se ela não estudar, ela pode ficar sem dinheiro e não ter como pagar uma passagem de ônibus para sair de casa.

Para a pessoa Y, o caminho seria o inverso. Ele ia ter muita motivação para estudar e ganhar muito dinheiro com o seu conhecimento. A pressão de estudar pelo medo de não ter dinheiro e não poder sair de casa não seria motivadora (poderia ser amedrontadora e paralisante).

1- Motivação para estudarResumindo: Pessoa X foge da pressão de uma punição. Pessoa Y busca a realização de um Prazer.

A segunda teoria foi desenvolvida por Abraham Maslow e é denominada Hierarquia de necessidades de Maslow. Essa teoria apresente que as pessoas se motivam por cinco diferentes necessidades, formando uma espécie de pirâmide em que a pessoa tende a subir a pirâmide a cada vez que uma necessidade é satisfeita.

1- Motivação para estudarAdaptando ela para o ambiente acadêmico, temos que algumas pessoas criam motivação para estudar por:

  1. Necessidades básicas: saber que estudar pode garantir ela dinheiro para comprar uma boa casa e ter uma alimentação saudável;
  2. Necessidade de segurança: Saber que pode pagar um plano de saúde e garantir a segurança da família;
  3. Necessidade social: saber que estudar pode garantir a ela um bom lugar na sociedade, com bons amigos e estar feliz com as pessoas que fazem parte do seu círculo social;
  4. Necessidade de auto-estima: Saber que estudar vai deixar ela mais feliz e satisfeita com ela mesma;
  5. Necessidade de auto-realização: Saber que estudar vai ajudar ela a realizar um sonho pessoal.

Como parte da minha formação eu estudei aprofundadamente sobre essas teorias motivacionais, e como você também já deve ter percebido, nenhuma das teorias é rígida, fixa, dizendo o que motiva a todos os seres humanos. Ambas as teorias admitem que diferentes seres humanos são motivados por diferentes fatores. O mesmo é válido para outras teorias científicas sobre a motivação.

Por isso, eu te pergunto, o que te motiva em cada uma dessas teorias? Ninguém pode responder a essa pergunta por você. Só você pode descobrir o que te motiva a estudar com garra e com vontade.

Cada pessoa é motivada por um diferente fator. Descubra o fator que funciona para você e construa a sua motivação.

PS: Acesse a nossa o posts sobre descobrir o seu talento.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!