Motivação para estudar

Motivação para estudar (extrínseca e intrínseca)

A psicologia educacional identificou que existem dois tipos de motivação que levam os estudantes a realizarem suas atividades de estudo, a motivação extrínseca e a a motivação intrínseca.

Motivação Extrínseca é originada em fatores externos a atividade a ser realizada. Funciona como uma recompensa externa na realização da atividade. Ou seja, é a recompensa pela atividade de estudar. Pode ser dinheiro, diploma, reconhecimento dos outros, promoção profissional. Também pode ser pela fuga de uma punição externa, exemplo: ser reprovado em uma prova.

Motivação Intrínseca é originada em fatores internos a atividade a ser realizada. Funciona como a experimentação de um prazer na realização da atividade. Ou seja, o estudante gosta de estudar, mesmo sem haver recompensas para isso.

Resumindo:

  • Motivação Extrínseca: A punição ou a recompensa é o “combustível” que faz a pessoa estudar.
  • Motivação Intrínseca: O prazer ou a oportunidade de se desenvolver já é o “combustível” que faz a pessoa estudar.

Se não houver recompensa ou punição, o estudante motivado extrinsecamente não faz nada. Já o estudante motivado intrinsecamente estuda e aprende com entusiasmo, independente se vai ter uma recompensa externa.

Para o estudante com motivação intrínseca, estudar não é uma obrigação, é uma oportunidade!

Como você se motiva a estudar, com a perspectiva de recompensas da motivação extrínseca, ou com a perspectiva de oportunidade da motivação intrínseca?

A grande questão aqui é como essas diferentes perspectivas de motivação vão alterar o seu aprendizado.

Nos já falamos aqui na Escola Expert que existem duas abordagens de estudo. A abordagem superficial (que gera memorização) e a abordagem profunda (que gera aprendizado). Estudantes motivados extrinsecamente acabam adotando a abordagem superficial na maior parte do tempo. Estudantes motivados intrinsecamente adotam, predominantemente, a abordagem profunda.

A motivação extrínseca constrói memorizadores, a motivação intrínseca construí experts.

De acordo com o livro “Developing Talent in Young People”, o resultado de diversas pesquisas com 120 experts evidenciou que todos os experts eram motivados intrinsecamente.

Quem está motivado por recompensas assume uma postura reativa e faz o mínimo que o professor pede. Quem está motivado pelo estudo assume uma postura proativa e faz o máximo que pode em cada sessão de estudo.

Por isso, é um erro procurar se motivar a estudar pensando nas recompensas do estudo, seja a recompensa o diploma, o dinheiro ou o sucesso profissional. O melhor modo de se motivar para estudar e se tornar um expert é se focar no prazer do aprendizado, da descoberta e do auto-desenvolvimento.

Quem comete o erro de apenas procurar por recompensas dificilmente se torna um expert. Procure uma motivação intrínseca.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!