Motivação para estudar

Banho de motivação – disposição para estudar e trabalhar!

Alcançar o estado de expetise não é uma jornada de dois dias. São precisos meses, anos, e dependendo da área de conhecimento, até décadas de estudo e treino. Portanto, a motivação é um pré-requisito fundamental para nós mantemos estudando durante o tempo necessário, com a garra e com empenho requeridos.

1- Motivação para estudarSão muitos os casos de pessoas que dizem que agora vão se dedicar mais aos estudos, fazem promessas para si mesmo em cada final de semestre e até se matriculam em novos cursos. Mas aí, poucas semanas depois, essa empolgação inicial passa e a pessoa não cumpre os seus próprios planos de estudo.

No começo da jornada para se tornar um expert é fácil se manter motivado. A empolgação de conhecer o novo e o entusiasmo de iniciarmos um novo projeto colaboram para estarmos cheios de motivação. Contudo, a medida que vamos percorrendo o caminho e surgem desafios cada vez mais complexos, a motivação cai e algumas pessoas até pensam em desistir.

É por isso que precisamos sempre renovar a nossa motivação. É preciso relembrar periodicamente os motivos pelos quais escolhemos estudar. Como Zig Ziglar colocou:

“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente.”

banho-relaxante-mulher-042017-1400x800Preservar a nossa motivação deve ser um hábito diário.

Não podemos ficar só na empolgação, como o fogo de palha que se ascende rapidamente, mas dura pouco tempo. Precisamos renovar a nossa motivação no dia a dia da rotina de estudo, para que sejamos como o fogo de lenha que perdura o tempo necessário.

Para que você esteja sempre em estado de motivação, nos vamos conhecer uma estratégia simples de 2 passos para se manter sempre entusiasmado:

  • Passo 1: Determine o que te motiva a estudar;
  • Passo 2: Crie um lembrete sobre o que te motiva a estudar e veja esse lembrete antes do seu horário de estudo.

O lembrete não precisa ser grande, pode ser uma imagem de você obtendo o que deseja obter com os seus estudos. Com o tempo você pode ir melhorando e adaptando ele. A questão chave é nunca esquecer o motivo pelo qual você decidiu se tornar um expert.

1- Motivação para estudaerAssim como estudar os livros e fazer exercícios são atividades que fazem parte do processo de se tornar um expert, se manter motivado também é.

Descobrindo o que te motiva a estudar e relembrando isso diariamente, você mantém viva a sua motivação para estudar.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!