Motivação para estudar

Qual a atitude mais importante para criar motivação para estudar?

É um erro entender a motivação como uma característica estática de nossa personalidade, ou como apenas o resultado de um cálculo mental do custo-benefício de uma atividade, interpretando que estaríamos motivados pela percepção de que o benefício é maior que o custo.

A cada vez mais a ciência tem mostrado que criar motivação em si mesmo é uma habilidade, assim como a habilidade de ler ou escrever. Logo, é algo que pode ser aprendido e melhorado. Podemos aumentar a nossa motivação se exercitarmos essa habilidade do modo adequado.

Existem quatro atitudes para exercitar a motivação. Vamos aprender uma dessas atitudes nesse texto e as demais nos próximos. E a primeira atitude é: Acreditar que estamos no controle das nossas ações.

Em um artigo do periódico Trends in Cognitive Sciences, um grupo de psicólogos descobriu que:

“A necessidade de controle é um imperativo biológico”.

Ou seja, nós somos inconscientemente mais motivados e empenhados a agir quando nos sentimos no controle de nossas ações.

Se você acredita que você está no controle dos seus estudos, você vai automaticamente estudar com mais empenho e melhorar a sua motivação.

Isso é o resultado de um instinto natural do ser humano que se aplica em várias áreas da vida. Desenvolvemos mais empenho para tomar ações quando acreditamos que a ação é uma decisão plenamente nossa e podemos escolher como vamos realizá-la.

Um experimento científico demonstrou que o instinto pelo controle é um componente central durante o desenvolvimento de nosso cérebro, tanto que crianças que aprendem a comer sozinhas tendem a rejeitar receber comida na boca, elas passam a desejar se alimentar por elas mesmas.

Dito isso, aplicando esse conhecimento ao contexto acadêmico, você se sentirá mais motivado a estudar se tiver o controle dos seus estudos. Isso pode ser feito com base nas seguintes ações:

  • Ter claro que a decisão de estudar é sua, e não uma imposição feita por outra pessoa;
  • Decidir e ter o controle sobre qual será o seu horário de estudo;
  • Escolher o seu local de estudo;
  • Conhecer métodos de estudo e escolher qual será o seu.

Se você acreditar que você tem que fazer um determinado trabalho por que o professor o solicitou, ou que precisa se formar porque o mercado de trabalho exige diploma, ou que precisa estudar um determinado livro porque vai cair na prova, fatalmente a sua motivação tende a diminuir.

Isso não acontece quando você assume que você vai realizar essas ações porque você quer realizar essas ações. Isso é:

  • Você vai fazer um determinado trabalho porque você quer fazer esse trabalho e obter aprendizado com ele;
  • Você vai se formar porque você quer se formar e se desenvolver;
  • Você vai estudar um determinado livro porque você quer aprender o que se encontra no livro.

O fato de o conteúdo do livro cair na prova não é o aspecto central que você deve ter em mente.

Ter a clareza de que estudar é uma decisão pessoal sua, e que você tem o controle de quando e onde você vai estudar, por si só, já é uma atitude que constrói a nossa motivação e permite que os estudantes estejam mais empenhados.

A partir disso, podemos concluir que:

A primeira atitude para construir a motivação é ter claro que a atividade de estudar não é uma imposição de outros sobre nós, é uma decisão pessoal da qual nós temos o controle de decidir como fazer.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

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