Gestão de carreira

A melhor escola de projetos do mundo! (e eu estudei lá)

Tornar-se um expert em projetos é um objetivo almejado por muitos profissionais de gestão e projetos, não apenas pela remuneração atrativa, mas também pela visibilidade e pelas oportunidades que essa posição oferece.

Uma pergunta frequente que recebo como especialista em projetos e professor de MBA é: “Qual a melhor escola para se tornar um expert em projetos?”

Neste artigo, vou apresentar uma perspectiva diferente e tenho certeza de que você ficará surpreso com a minha resposta. Para começar, não vou comunicar como professor ou profissional do ramo, vou falar a partir da minha experiência como aluno.

Minhas experiências como aluno

Eu tive a oportunidade de estudar em várias instituições de ensino:

  • PUC Minas me deu uma base sólida que me transformou em engenheiro.
  • UFMG fez de mim um mestre em projetos de engenharia.
  • USP me proporcionou a especialização necessária para dominar projetos de inovação.
  • PMI (Project Management Institute) me reconheceu internacionalmente como um profissional de projetos.
  • PMOGA (PMO Global Alliance) me ensinou a dirigir escritórios de projetos.
  • Yale University me ensinou os aspectos psicológicos envolvidos em uma equipe de projetos.
Qual a melhor escola de projetos?
Qual a melhor escola de projetos?

Cada uma dessas instituições tem suas vantagens e pontos fortes, todas são excelentes em seus próprios méritos e considero todas elas instituições de prestígio. No entanto, a melhor escola para ser um expert em projetos pode não ser a que você está pensando, e não vou eleger nenhuma delas!

A melhor escola de projetos (na minha opinião)

Para mim, a melhor escola para se tornar um expert em projetos é a empresa em que você trabalha. É nela que você pode aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria. Na empresa, você tem a oportunidade de treinar e aprimorar suas habilidades diariamente.

Estudar em uma boa universidade é fundamental, mas para atingir o nível de expert, a prática é indispensável. As empresas onde trabalhei, como Thysenkrupp, FIEMG, Ecovital, IESAB, DMA Estruturas Metálicas, PROINSPER, PMBASIS, entre tantas outras, foram verdadeiras escolas para mim. Foi na prática real, lidando com projetos do dia a dia, que construímos minha expertise.

Registro aqui um agradecimento a Álvaro Rocha (FIEMG), Calixto Silva (Ecovital), Lucas Morais (PROINSPER), Gustavo Teixeira (PMBASIS), Deivison Andrade (DMA Estruturas), que foram alguns dos profissionais que me ensinaram muito em minha jornada.”

As universidades oferecem a base teórica e o conhecimento necessário para começar na área de projetos. Instituições como a PUC, UFMG e USP me proporcionaram conhecimentos valiosos que aplico até hoje. Porém, a prática na empresa complementa e expande esse aprendizado de maneira que apenas os livros e aulas não conseguem.

Os livros e as aulas são o início de uma jornada que deve ser completada por meio da prática profissional.

Ações para se tornar um Expert em projetos

Eu tenho comigo quatro ações que considero essenciais para se tornar um expert em projetos.

1. Aplique o Conhecimento deliberadamente

Utilize as teorias aprendidas em sala de aula em situações práticas no trabalho. Valorize a oportunidade de trabalhar na área de projetos qualquer que seja a empresa em que você trabalha. Dê sugestões do que aprendeu na teoria para o seu líder. Se ele não considerar a sua sugestão boa (e realmente talvez não seja), aprenda com ele que tem mais experiência que você porque a sugestão não é boa, assim, você começará a ter melhores sugestões. Para conhecer mais sobre a importância da Prática Deliberada, clique aqui (vai descobrir que essa é a melhor técnica de aprendizado).

2. Busque compreensão macro da empresa

Primeiro, domine o seu trabalho na empresa, depois, compreenda como os projetos são realizados nessa empresa para além da sua função. Além de isso proporcionar crescimento profissional na empresa, você irá expandir o seu aprendizado de modo que nenhuma universidade poderá realizar. Não se limite a aprender apenas o conhecimento necessário à sua posição atual.

3. Aprenda com os Erros e acertos

Utilize as falhas como oportunidades de aprendizado e crescimento. O projeto na empresa deu certo, ótimo, o que você aprendeu com isso? Um outro projeto deu errado, ótimo também! O que você extrai do aprendizado desse projeto que deu errado? Você tem um caderno para anotar informações e aprendizados importantes na universidade (pelo menos eu acredito nisso), por que você não tem um caderno para anotar informações e aprendizados importantes da empresa em que você trabalha? Faça de cada dia de trabalho uma aula de aprendizado prático.

4. Não se distraia com o celular

Eu vejo muitos profissionais perdendo a chance de se desenvolver, desperdiçando a valiosa oportunidade de aprender, porque se distraem demais no celular no horário de trabalho e se restringem ao mínimo da sua função, sem querer aprender mais. Do mesmo modo que você desliga o celular e se concentra na aula. Desligue o celular e se concentre no seu trabalho. Não importa se na sua empresa usar o celular pessoal no local de trabalho é permitido ou não. Desligar o celular e focar no trabalho é algo que é bom para você. Você quem está desperdiçando a aula prática diária que você tem acesso.

Se você tem projetos em seu trabalho, o seu trabalho é também uma escola. Aproveite!”

Recomendações de MBA de excelência

Se você ainda não está estudando e deseja uma recomendação de um MBA de excelência, acesse andersonferreira.eng.br/mba. Nesta página, mantenho uma lista atualizada das melhores opções de MBA em projetos, de acordo com o momento.

Não quer dizer que MBAs que não estejam nessa página não são bons. Quer dizer que o programa de MBA que estiver nessa página, eu conheço e asseguro ser um programa de excelência para você realmente ser transformado em um grande profissional.

Eu não conheço todos os MBA disponíveis, então me atenho a falar somente daqueles que conheço.

Conclusão

A jornada para se tornar um expert em projetos não termina com a obtenção de um diploma. É um processo contínuo de aprendizado e prática. Utilize as oportunidades em seu ambiente de trabalho para aplicar e expandir seu conhecimento. E lembre-se, tanto a teoria quanto a prática são essenciais para o sucesso.

Bons estudos e boa prática profissional! Um grande abraço e espero encontrá-lo ao vivo nesse mundo dos projetos!

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.