Propostas Comerciais

Como enviar e apresentar uma proposta comercial?

Após a conclusão do documento, é o momento de realizar o envio e a apresentação do preço e demais condições registradas na proposta comercial para o potencial cliente.

Envio do documento

Ao enviar a proposta para o potencial comprador, é importante tomar os seguintes cuidados:

  • Usar documento eletrônico em formato não editável (exemplo, formado pdf)
  • Usar escrita formal e revisar ortografia e gramática (caráter de documento contratual)
  • Enviar por e-mail e/ou impresso para coletar assinatura eletrônica ou física
  • Assinatura via WhatsApp não são consideradas válidas perante a legislação atual.

Revisando os itens importantes para estarem presentes na proposta:

  • Título de identificação do documento
  • Data de emissão do documento
  • Data de validade do documento
  • Emissor do documento
  • Determinação clara de quem é o CONTRATADO (fornecedor)
  • Determinação clara de quem é o CONTRATANTE (comprador)
  • Escopo a ser fornecido pelo CONTRATADO
  • Preço a ser pago pelo CONTRATANTE
  • Escopo que não será fornecido pelo CONTRATANTE
  • Condições do fornecimento (prazo, qualidade, …)
  • Forma de pagamento (entrada mais parcelas iguais, por exemplo)

Apresentação verbal da proposta

Tem sido comum a apresentação da proposta juntamente ou posteriormente ao envio dela, principalmente apresentações via videoconferência. A apresentação também é uma técnica de engenharia de vendas.

Alguns itens são importantes para essa apresentação:

  • Apresente a proposta (não crie um outro documento, caso necessário, o word tem um modo de apresentação e a proposta também pode ser emitida usando um software editor de slides);
  • A apresentação não é a leitura do documento, e sim apresentação dos pontos principais;
  • Respeite o tempo disponível para apresentação;
  • Compreenda bem as necessidades do potencial cliente para favorecer o processo de venda.

Você também pode realizar a gravação de um vídeo de apresentação da proposta e enviar por e-mail.

Explicação da proposta do fornecedor para o contratante
Explicação da proposta do fornecedor para o contratante

Após a apresentação, vem a etapa de negociação. Não faz parte do estudo nesse momento, mas é importante conhecer os processos de Negociação baseada em Valores.

Resultado do envio da proposta

Após o envio e apresentação da proposta, a proposta comercial poderá ser:

  • Rejeitada pelo potencial contratante;
  • Declinada pelo potencial fornecedor;
  • Aprovada por ambas as partes.

Em caso de rejeição do contratante, revise a proposta

Quando o cliente rejeita a proposta, o trabalho desenvolvido não foi inútil. É importante arquivar os dados do trabalho intelectual realizado para que ele possa ser útil em novas propostas, principalmente em propostas de produtos similares.

É necessário identificar com o cliente o motivo da recusa. Exemplos de motivos que levam as propostas a serem rejeitadas:

  • Concorrente vende mais barato;
  • Percepção de valor maior em uma proposta concorrente;
  • Preço alto e decisão por não realizar a aquisição;
  • Prazo inadequado;
  • Condições de risco não aceitas;
  • Falta de clareza: as informações constantes na proposta não forame escritas de forma clara e objetiva, deixando o comprador inseguro da completude do fornecimento.

Essa informação é valiosa para determinar como a empresa pode se desenvolver e melhorar propostas comerciais futuras.

Em caso de inviabilidade, decline

O projeto não vai um lucro mínimo para que seja viável. Viabilidade financeira requer:

  • O empreendimento terá um preço maior que o custo.
  • O prazo de recebimento do preço é adequado, de forma que a inflação não faça do preço menor que o custo.

Quando não existe viabilidade técnica.

  • Exemplo de parâmetros de viabilidade técnica para a construção de um condomínio residencial.
  • Engenharia civil atesta resistência adequada do solo.
  • Arquitetura atesta área com acesso ao tráfego ao redor adequado.
  • Legislação da prefeitura permite a instalação do empreendimento residencial na área escolhida.
  • Engenharia elétrica atesta a disponibilidade (ou disponibilização) da quantidade de energia elétrica necessária para a implantação do empreendimento.
  • Engenharia mecânica atesta os requisitos necessários para a instalação dos elevadores.

Evidentemente, nem todos os empreendimentos têm como objetivo o lucro. Mas todos os empreendimentos precisam ser viáveis tecnicamente.

Sem viabilidade técnica, é preciso declinar de apresentar proposta.

Sem viabilidade financeira, é preciso declinar de apresentar proposta (a não ser que exista algum outro objetivo que não o financeiro, que tenha mais valor que o prejuízo financeiro a ser assumido).

Assumir uma proposta em que a empresa não terá condições de cumprir com sucesso, pode representar:

  • Perder valioso cliente dessa e de outras propostas que poderiam acontecer no futuro;
  • Multas, notificações extrajudiciais e até processos legais;
  • Qualificação negativa da empresa junto ao mercado;
  • Necessidade de assumir um prejuízo financeiro para cumprir com os acordos apresentados em uma proposta inviável.

É interessante monitorar a quantidade de propostas por período que são:

  • Aprovadas
  • Recusadas

E para as propostas recusadas, é interessante monitorar em gráfico o motivo da recusa.

Ter conhecimento no Projeto e Fluxo de Caixa é importante para garantir a viabilidade do negócio.

Em caso de aprovação, monitore o fornecimento

Com a proposta aprovada por ambas as partes, é preciso garantir que o planejamento que ele representa se torne uma execução.

O cálculo de um orçamento é muito dependente da validade e estabilidade das premissas e restrições consideradas, dentre elas a produtividade de mão de obra e equipamentos, cenários de mercado, fatores locacionais, assim como a disponibilidade de insumos e taxas de consumo e perda de materiais para os custos diretos e indiretos.

Para realizar esse trabalho, é importante ter competência em Controle de Custos e Orçamentos.

Por meio do acompanhamento da proposta podem surgir:

  • Pleitos (claims);
  • Reinvindicações;
  • Negociações para alterações de proposta e/ou revisão de proposta.

Para realizar esse trabalho, é importante ter competência em Administração de contratos, Pleitos (claims), aditivos e os impactos nos custos.

Muitas habilidades interpessoais serão necessárias para garantir a execução da proposta:

  • Gestão de pessoas;
  • Liderança;
  • Negociação.

Em geral, a responsabilidade pela execução da proposta não é do profissional responsável pela elaboração da proposta, embora haja muitas vantagens em que esses papéis sejam de responsabilidade do mesmo profissional. O profissional que elaborou a proposta costuma ter uma corresponsabilidade na execução da proposta de modo indireto.

Quando estamos sendo o comprador do fornecimento, é importante ter conhecimento em Relacionamento com fornecedores e os impactos nos custos para que possamos colaborar com o fornecimento.


Quiz de Fixação

Teste o seu aprendizado. Escolha uma alternativa para as perguntas a seguir.

1. Quando uma proposta comercial é rejeitada pelo potencial comprador, o que pode ser feito?

Correct! Wrong!

2. Qual dos motivos abaixo identifica quando a proposta comercial deve ser rejeitada pelo potencial contratante, qual?

Correct! Wrong!

Não cabe ao contratante avaliar se a proposta é viável financeiramente ou não para o fornecedor. Em termos gerais, ele não tem as informações de custo necessárias para realizar essa análise, então, na maior parte dos casos, o comprador não sabe qual é o lucro pretendido pelo fornecedor.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

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