Arquitetura e Engenharia de Acessibilidade, como conciliar?
Entre tantas engenharias, a Engenharia de Acessibilidade é uma nova área do conhecimento humano que se preocupa com o projeto e desenvolvimento de produtos e equipamentos que permitam pessoas portadoras de necessidades especiais utilizarem.
De acordo a NBR 9050 de 2015, acessibilidade é:
Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, (…) bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
Abrangência da engenharia de acessibilidade
A Engenharia de Acessibilidade abrange todas as engenharias, posto que o produto de todas está relacionado a utilização pelo ser humano. Destaca-se:
- Engenharia civil e arquitetura, para que as edificações tenham acessibilidade
- Engenharia mecânica, para que as máquinas e equipamentos (como carros e elevadores) permitam a acessibilidade
- Eletrônica e computação, para que dispositivos como celulares e computadores possam ter acessibilidade
Os cursos de engenharia devem rever o plano curricular e incluir nos estudos as normas e conhecimentos referente a projetos que considerem a acessibilidade.
Engenharia mecânica e acessibilidade
Na engenharia mecânica, percebemos uma série de equipamentos que, atualmente, estão sendo desenvolvidos com o conceito de acessibilidade. Além de carros adaptados que permitem a direção por cadeirantes, temos equipamentos de elevação importantes para o transporte de cadeirantes.
O grande destaque nesse quesito é a plataforma de acessibilidade inclinada, cuja a referência atual no Brasil é a empresa IESAB Engenharia de Elevação.
Para conhecer um mais sobre plataformas de acessibilidade inclinada e sobre a engenharia de elevação no site da IESAB clicando aqui.
Aqui você tem um vídeo que apresenta os itens mais importantes da plataforma inclinada de acessibilidade IESAB: