Gestão de Projetos

ISO 21500 versus PMBOK – Norma ISO para Gestão de Projetos

A gestão de projetos é um desafio que muitas organizações enfrentam diariamente. Para padronizar práticas e buscar sucesso nos projetos, existe a norma ISO 21500, que é a norma ISO para gestão de projetos.

O que é a ISO?

A International Organization for Standardization (ISO), é uma entidade internacional formadora de normas que abrange diversos setores. As normas ISO têm como objetivo garantir qualidade, segurança e eficiência de produtos, serviços e sistemas.

Provavelmente, a norma ISO mais conhecida é a A ISO 9000, que é uma norma técnica internacional que estabelece um padrão de gestão da qualidade para organizações, empresas e indústrias.

ISO 21500 – Gestão de projetos

A ISO 21500 é uma norma especificamente criada para a gestão de projetos. Ela oferece diretrizes que podem ser aplicadas a qualquer tipo de projeto, independentemente do tamanho, tipo ou complexidade.

No Brasil, a ABNT publicou a ABNT NBR ISO 21500 – Gerenciamento de projeto, programa e portfólio – Contexto e conceitos, que é um tradução e adaptação para o português da norma original ISO 21500.

ABNT NBR ISSO 21500 – Gerenciamento de projeto, programa e portfólio – Contexto e conceitos
ABNT NBR ISO 21500 – Gerenciamento de projeto, programa e portfólio – Contexto e conceitos

A norma tem como objetivo facilitar a coordenação entre projetos e operações organizacionais, aprimorando o planejamento, a execução e o controle de projetos.

A norma ISO 21500 é dividida em várias seções que cobrem os principais conceitos e processos de gestão de projetos, incluindo:

  • Termos e definições: Clarifica a terminologia usada na gestão de projetos.
  • Implementação estratégica: Como a gestão de projetos se alinha aos objetivos estratégicos da organização.
  • Conceitos importantes: Gestão de projetos, programas e portfólio.

Qual o relacionamento da ISO 21500 com o PMBOK?

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge), é uma norma para gestão de projetos desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI).

A ISO 21500 e o PMBOK compartilham muitos princípios de gestão de projetos, mas a ISO 21500 serve como uma norma internacional que proporciona uma estrutura de referência que pode ser usada em qualquer organização mundialmente e pouco detalhada. Enquanto o PMBOK é mais prescritivo e detalhado, e foca mais no desenvolvimento do profissional gerente de projetos do que na organização como um todo.

Inclusive, o PMI possui certificação para profissionais que dominam o PMBOK, mas não certifica empresas que seguem o PMBOK. A ISO, embora tenha muitas certificações empresariais, não possui nenhuma certificação ligada a ISO 21500.

Podemos dizer que ISO 21500 e PMBOK são produtos concorrentes de fabricantes diferentes, com um objetivo comum mas com muitas diferenças.

Avaliar quem é melhor ou pior é uma discussão que não abordaremos nesse momento.

Independente isso, a implementação do PMBOK ou da ISO 21500 pode beneficiar as organizações com práticas que fornecem uma base sólida para como conduzir os projetos, promovendo uma gestão mais eficaz e uma maior taxa de sucesso. Ao adotar essas práticas, a organização estará alinhada com padrões internacionais, garantindo uma vantagem competitiva no mercado global.

Atualmente, o PMBOK é a norma de gestão de projetos da ANSI (American National Standards Institute), denominado ANSI/PMI 99-001.

Conclusão

Em resumo, a norma ISO 21500 oferece um conjunto robusto de diretrizes que podem ser aplicadas a qualquer projeto, promovendo uma metodologia clara e eficiente para o gerenciamento de projetos. Sua relação com o PMBOK complementa as práticas padrão da indústria, mas com um enfoque mais focado nas diretrizes empresariais do que a visão de desenvolvimento dos profissionais de gestão de projetos do PMBOK.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!