Era conceitual

Você gerencia o seu conhecimento?

Se você é como a maioria das pessoas, certamente você gerencia o seu dinheiro e você gerencia o seu tempo. A questão agora é, você gerencia o seu conhecimento?

Se a resposta a essa pergunta for não, atenção, eu tenho um recado importante para você. Primeiro, vamos entender o que é gestão do conhecimento pessoal.

De acordo com Gorman e Pauleen, no artigo The Nature And Value Of Personal Knowledge Management, temos que:

“Gestão do conhecimento pessoal é uma forma de gestão de vida, ajudando as pessoas a se tornarem mais eficientes e produtivos com seu aprendizado.”

Gestão do conhecimento pessoal pode ser entendido como uma forma de melhorar o nosso aprendizado orientado para resultado, por exemplo, como podemos criar e transformar conhecimento em dinheiro.

Informação hoje é algo barato, estão disponíveis facilmente a um clique. Já não há dúvidas que a era da informação já acabou e que agora o capital mais valioso é o capital intelectual, ou seja, o seu conhecimento e expertise.

  • Empresas de elevado capital em equipamentos e instalações, mas com baixo capital intelectual, são rapidamente superadas por empresas que inovam e investem em conhecimento;
  • Grandes grupos empresariais ricos em terras e máquinas fecham da noite para o dia se há pobreza em conhecimento;
  • E com a mesma velocidade, startups sem nenhuma posse em terra ou instalações conseguem grandes riquezas por meio do conhecimento.

Tempo tem muito valor. Dinheiro tem muito valor. Máquinas industriais tem muito valor. Mas estamos em uma era em que o capital intelectual vale mais que isso. O conhecimento vale mais que o tempo em que um profissional está trabalhando, inclusive o capital intelectual vale mais que o dinheiro que ele recebe.

A gestão do conhecimento pessoal se tornou um aprendizado essencial para os profissionais do conhecimento. Os profissionais do conhecimento são os “cérebros-de-obra”, são os profissionais que usam conhecimentos avançados para trabalhar, em vez de apenas realizar trabalhos manuais ou memorizar informações.

Hoje, a popularização do computador e da internet derrubaram barreiras do conhecimento e levaram o acesso a informações para a mão de todos, a qualquer hora e em qualquer lugar. Mas não adianta ter internet para entrar na era do conhecimento, é preciso aprender a gerenciar o próprio conhecimento.

O novo método de estudo da nova era é a gestão do conhecimento pessoal.

É preciso gerenciar o nosso conhecimento, pois esse é o nosso capital mais valioso.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!