Você não tem desculpa: todo mundo pode ser um Expert!
Existem quatro itens que muita gente acha que é pré-requisito para se tornar um expert, e é muito importante que você entenda que eles não são. O primeiro deles é tempo de dedicação exclusiva, isso é, acreditar que para ser muito bom em alguma coisa, você precisa abandonar a sua vida pessoal, a sua carreira profissional, o tempo para fazer exercícios físicos ou noites de sono completa.
Você pode gerenciar o seu conhecimento para aprender mais rápido de tal forma que é plenamente possível estudar com qualidade sem ter que deixar de:
- Trabalhar e desenvolver sua carreira profissional;
- Fazer exercícios físicos e cuidar do seu corpo;
- Ter tempo para curtir sua família e seus amigos;
- Dormir um sono completo e saudável.
O segundo item que também não é pré-requisito é a idade, o próprio livro Manual Da Expertise De Harvard apresenta muitos exemplos de grandes experts que começaram estudando a área de expertise já na infância, muitos dos maiores experts da história começaram antes dos 5 anos.
Essa é uma informação importante porque mostra que ninguém nasce gênio, aqueles que começaram os estudos mais cedo, se tornam experts mais cedo, não é questão de ter um talento sobrenatural.
Mas a partir disso, algumas pessoas pensam que, para se tornar um expert, é preciso começar muito novo, como se existisse uma idade limite para começar. Acontece que não existe idade máxima para se tornar um expert, a qualquer idade podemos desenvolver a nossa capacidade de aprender.
Isso é ainda mais real na era do conhecimento, porque agora temos métodos de aprendizado de alta velocidade, e temos uma alta expectativa de vida.
Na era do conhecimento, ter 60 anos é ser jovem para escolher uma área e se tonar um expert nela.
Um ótimo exemplo é Allan Stewart, que, aos 91 anos, se formou com louvor em direito, e, seis anos depois, com 97 anos, obteve o seu diploma de mestrado.
Não existe idade máxima para se tornar um expert, e, do mesmo modo, também não existe idade mínima. Você não precisa esperar a universidade para iniciar sua jornada. Quanto mais cedo você começar, mais cedo se tornará um expert.
Basta lembrar o caso do jovem Ayan Qureshi, que, aos 5 anos, se tornou internacionalmente reconhecido como um expert.
O terceiro item é a saúde perfeita, mesmo se você tiver problemas de saúde, isso pode ser superado e você pode estudar. Claro que cuidar da saúde cerebral é importante, mas você não precisa ter uma saúde perfeita para estudar e aprender.
Melhor que eu te explicar essa teoria, é eu te mostrar um exemplo prático.
Stephen Hawking é um excelente exemplo. Aos 21 anos ele foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença que não afetou o cérebro dele, mas paralisou seus músculos o deixando sem nenhuma mobilidade. Independente disso, Stephen Hawking se tornou um expert, sendo um consagrado cientista e autor do famoso livro “Uma Breve História do tempo”.
O quarto item é dinheiro. Ser rico também não é pré-requisito.
Na era do conhecimento, informação é algo barato, se você está vendo esse vídeo é porque você já tem o recurso material necessário para se tornar um expert na maioria das áreas de conhecimento. Não importa se é um computador de última geração ou um simples celular, se é um dispositivo que te permite acessar a internet, ler livros e assistir vídeos, ele é suficiente.
Conforme o estudo do pesquisador Marc Prensky, “O que você pode aprender por um smartphone? Praticamente tudo”, usando um smartphone você pode aprender e desenvolver sua expertise em um assunto.
Tendo esse recurso material disponível na internet, junto ao recurso intelectual sobre como usar esse material (e a Escola Expert existe para te dar esse recurso intelectual), você tem tudo o que você precisa para se tornar um expert.
A conclusão dessas quatro análises é:
Se tornar expert não depende de abandonar a vida profissional e social, de idade, de saúde perfeita, ou de ser rico.