Escolha o curso mais fácil de passar (sqn)
Na hora de escolher um curso surge aquela dúvida de olhar para a relação candidato-vaga e pensar em qual curso você tem mais chance de passar. Escolher um curso porque é mais fácil de passar, sem considerar se esse é o curso que você realmente quer para você, é um péssimo modo de fazer uma escolha tão importante.
É por causa de escolhas assim que muitos estudantes perdem a motivação pelo aprendizado e passam a frequentar as aulas sem nenhum interesse.
Se você quer estudar medicina, engenharia, direito, administração ou algum outro curso que seja concorrido, em vez de desistir e procurar opções mais fáceis, estude e se prepare para alcançar o seu objetivo. Escolha uma universidade de ponta e não perca o tempo que você poderia estar estudando ficando preocupado com a concorrência.
Se você quer fazer um mestrado que é altamente concorrido, não aceite fazer uma especialização só porque é mais fácil de entrar. O fato de alguma coisa ser mais ou menos concorrida não deve ser o que determina a sua escolha.
Talvez, você conheça alguma pessoa que desejava muito fazer um curso que é bastante concorrido, mas com medo da concorrência e para entrar logo na universidade, ela aceitou fazer um outro curso de que não gostava, mas que era mais fácil de entrar. Essa pessoa passa anos estudando, até que, nos últimos períodos do curso, descobre que ela realmente fez o curso errado, e agora, faltando pouco tempo para se formar, ela decide abandonar tudo e começar de novo, e dessa vez vai fazer o curso certo.
Essa é uma história muito comum. E acontece por causa da pressão que muitas pessoas colocam em si mesmas para entrar logo na universidade, como se entrar na universidade fosse mais importante que escolher a área certa para você. A verdade é que não adiantar fazer um curso bem feito, se for o curso errado.
Se a área que você deseja é bastante concorrida, não mude sua escolha por causa do medo da concorrência, em vez disso, mude o seu método de aprendizado para estudar melhor e conquistar a sua oportunidade.
Não escolha sua área de expertise pelo que é mais fácil de passar.