Engenharia de autos

A importância de ouvir várias opiniões especializadas antes de tomar uma decisão

Percebi que o carro não estava com a suspensão muito boa ao passar por quebra-molas. Decidi levar o veículo para manutenção corretiva. Obtive 3 orçamentos em 3 locais de confiança.

Valores totais obtidos:

  • Oficina Renaumec = R$8.810,03
  • Oficina Bono = R$5.100,00
  • Oficina GW = R$3.240,00

Diferença de preços muito grande. Mas não é esse o principal problema. O principal problema é que a vistoria dos 3 indicaram 3 serviços diferentes a serem realizados no veículo. O veículo foi levado nas 3 oficinas na mesma condição (e na mesma semana). Algo de errado não está certo!

Itens identificados pela RENAUMEC

  • Jogo de pastilhas traseira
  • Par discos de freio traseiro
  • Bandeja lado esquerdo (buchas estouradas)
  • Bandeja lado direito (buchas estouradas)
  • Tampa reservatório água limpador para-brisa
  • Setor de direção com folga (sob encomenda)

Itens identificados pela GW

  • 2 bieletas (com bucha barra + bucha leque)
  • 2 amortecedores traseiros
  • 2 amortecedores dianteiros
  • Kit de amortecimento (coxins, rolamento, coifa)
  • Jogo de pastilhas traseira

Itens identificados Bono Oficina

  • 2 bieletas (com bucha barra + bucha leque)
  • 2 amortecedores traseiros
  • Kit de amortecimento (coxins, rolamento, coifa)
  • Jogo de pastilhas traseira
  • Terminal L/E
  • Axial L/E

Conversando com profissionais das 3 oficinas, a análise apresentada pelos técnicos da Bono Oficina e da Oficina GW é muito parecida, e com itens no orçamento muito parecidos. O discurso e o orçamento da Oficina Renaumec está muito diferente das outras duas oficinas.

Em negrito estão os itens que coincidiram em 2 ou mais das 3 cotações. As cotações estão nas imagens seguintes.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Conclusão

Dessa forma, ouvindo 3 opiniões técnicas, cheguei a conclusão que a Oficina Renaumec talvez não seja uma boa oficina para realizar itens de manutenção corretiva. E isso nos lembra a importância de sempre pegar ao menos uma segunda avaliação e contrapor ideias para buscar a melhor análise.

Para garantir a qualidade das peças, comprei as peças no mercado livre em lojas oficinais, e vou contratar com a oficina escolhida apenas a mão de obra para realização do trabalho. Voltarei com mais informações. Até

 

 

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.