Aprendizado e didática

Armadilha 4: Técnicas de estudo que não servem

Foi tentando vencer o problema da chatice que é estudar com a abordagem superficial, que surgiram as músicas que explicam a matéria. Cantores que transformam as informações dos livros em melodias.

Cuidado! Cantar uma música em que a letra é a matéria que você quer aprender não gera nenhum aprendizado. Cantar uma música com a matéria continua sendo a memorização mecânica, tirando a maquiagem da melodia você percebe que no fundo continua a mesma abordagem superficial de decorar a matéria.

Cantar o livro inteiro de matemática não desenvolve seu raciocínio lógico matemático. Quando for preciso usar o raciocínio lógico para solucionar um problema, não adianta cantar um verso e tentar lembrar da matéria.

Cuidado com a armadilha de usar artifícios de memorização, como cantar a matéria, onde o conteúdo do livro vira rima, mas não vira aprendizado.

No passado, os cursos pré-vestibulares usaram essas técnicas para fazer os alunos passarem na prova do vestibular, mesmo sabendo que isso não ensina. Foi assim que muitos cursos pré-vestibulares ensinaram decoreba para os alunos escreverem na prova do vestibular, mesmo sem ter aprendido. Mas aí, o aluno entrava na faculdade e era reprovado nas disciplinas porque ele entrou sem ter aprendido a base necessária.

Além disso, essa estratégia de estudo não funciona mais nem para passar no vestibular, os processos seletivos atuais não cobram mais memorização, eles cobram conhecimento.

O livro “The Cambridge Handbook of Expertise and Expert Performance”, apresenta várias técnicas de como podemos nos tornar experts, e sair cantando músicas para tentar aprender não é uma dessas técnicas.

Eu não sei se você percebeu, mas os experts não construíram conhecimento cantando músicas para decorar a matéria, isso só funciona para os memorizadores que decoram a letra, mas não aprendem o significado.

Não caia na armadilha de usar uma técnica de memorização para estudar em vez de usar um método de aprendizado para se tornar um expert.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

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