Princípios de gestão de projetos

O que são domínios de gestão de projetos? (#PMBOK)

Os domínios de gestão de projetos (ou domínios de desempenho, ou domínios de performance), são grupos de conhecimentos de como implementar as ações em gestão de projetos. Ações que, evidentemente, estão em acordo e visam implementos os princípios de gestão de projetos.

O que é um domínio de gestão de projetos?

Um domínio de desempenho do projeto é um grupo de conhecimentos relacionados que são críticos para garantir a gestão de um aspecto do projeto.

Cada domínio possui as suas tarefas relacionadas.

Enquanto os princípios são orientações (regras, mandamentos) do que o gerente de projeto deve fazer sempre. Os domínios é são grupo de atividades para o gerente de projeto ter conhecimento e saber utilizar conforme a situação do projeto.

A responsabilidade pelo projeto não pode ser delegada. A execução dos domínios pode (de forma adequada, evidentemente, não é “delargar”).

O Gerente do projeto é o responsável pelo projeto, mas ele pode delegar atividades de gestão das diferentes áreas do projeto. O que o gerente de projeto não pode delegar é que ele é o responsável pelo projeto.

Quais são os domínios de gestão de projetos?

De acordo com o PMBOK 7ª ed., são 8 os domínios de desempenho de gestão de projetos:

  1. Partes Interessadas (ou gestão das partes interessadas)

Nesse domínio temos o conhecimento de como podemos fazer para engajar as partes interessadas. Nesse domínio estudamos como entender os interesses, administrar o poder político no projeto, entender as expectativas dos stakeholders.

Evidentemente, o princípio de Envolva-se de fato com as partes interessadas é sempre respeitado.

  1. Equipe (ou gestão da equipe)

Nesse domínio aprenderemos gestão de cultura, liderança, ética, gestão de conflito, negociação com o time, motivação de pessoas.

Entre outras coisas, esse domínio estuda o que fazer para aplicar os princípios:

  • Criar um ambiente colaborativo para a equipe do projeto;
  • Demonstre comportamentos de liderança.
  1. Abordagem de desenvolvimento e ciclo de vida (ou gestão da abordagem)

Nesse domínio estudamos as diferentes abordagens de desenvolvimento (iterativo, ágil, híbrido etc.), a aplicação de cada abordagem, as vantagens e desvantagens de cada abordagens, os métodos e técnicas de cada abordagem, como fazer a gestão do ciclo de vida do projeto.

  1. Planejamento (ou gestão do planejamento)

Esse é o domínio que estuda as estimativas (estimativas de custos, prazos, riscos), a elaboração de planos (plano de comunicação, plano de respostas aos riscos). Esse domínio estuda documentos importantes como cronograma e orçamento.

  1. Trabalho do projeto (ou gestão da execução e controle)

Esse é o domínio que estuda a gestão da execução (garantir que o plano seja entendido e levado para a prática) e a gestão do controle do projeto (garantir que ações sejam tomadas para corrigir desvios, sejam ações na execução ou ações de replanejamento).  Estudamos aqui também a parte de gestão das aquisições (gestão dos contratos do projeto, gestão das compras) e gestão de mudanças.

Entre outras coisas, esse domínio estuda o que fazer para aplicar o princípio Aceite a mudança para alcançar o futuro estado previsto.

  1. Entrega (ou gestão das entregas)

Esse é o domínio que estuda sobre requisitos do projeto, gestão da qualidade, gestão do escopo, gestão das entregas (entregas feitas, entregas verificadas, entregas validadas e entregas aceitas).

Entre outras coisas, esse domínio estuda o que fazer para aplicar o princípio Enfoque no valor para o cliente.

  1. Medição (ou gestão da medição)

Esse é o domínio que estuda o controle do projeto por meio de dados, sendo um dos itens muito importantes para a medição de escopo para remunerações em contratos de empreitada, por exemplo. Nesse domínio estudamos a linha de base do projeto, os KPIs (Indicadores Chave de Performance), Métricas de qualidade, Análise de valor agregado, Análise de valor para o negócio, dashboard de controle do projeto.

  1. Incerteza (ou gestão dos riscos)

Esse é o domínio que estuda a gestão dos riscos, ensinando a realizar atividades como Identificação os riscos do projeto, Análise dos Riscos do projeto, Planejamento de respostas aos riscos do projeto, implementação de respostas a riscos do projeto, cálculos de reservas de contingência.

Entre outras coisas, esse domínio estuda o que fazer para aplicar os princípios:

  • Navegue a complexidade;
  • Otimize as respostas a riscos;
  • Adote a capacidade de adaptação e resiliência;
  • Aceite a mudança para alcançar o futuro estado previsto.

Para ajudar a visualizar e apreender todos os 8 domínios de desempenho para gestão de projetos, criei a imagem abaixo, em que cada domínio tem um ícone associado para ajudar a fazer a ligação com o conhecimento ligado a cada domínio.

8 domínios de desempenho PMBOK
8 domínios de desempenho PMBOK

Exemplos de técnicas de gestão de projetos

A seguir veja uma tabela com algumas das mais conhecidas técnicas de gestão de projetos, cada uma com uma rápida explicação e sua associação a um domínio de desempenho relevante:

Nome da técnica Explicação Domínio de desempenho associado
Análise de Valor Agregado (EVM) Técnica que mede o desempenho do projeto quantificando o trabalho realizado e comparando com o planejado e o orçamento. Medição
Diagrama de Gantt Ferramenta de planejamento que mostra as atividades do projeto distribuídas ao longo do tempo, facilitando a visualização do progresso e da programação. Planejamento, Trabalho do projeto
MASP Técnica para resolver problemas (Método Analítico de Solução de Problemas). Foco na solução de problemas de modo analítico. Todos os domínios de desempenho
Scrum Metodologia ágil que envolve ciclos curtos de desenvolvimento chamados sprints para o progresso contínuo em um projeto. Abordagem de desenvolvimento e ciclo de vida
Análise SWOT Técnica de análise estratégica para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao projeto. Planejamento
Brainstorming Técnica de geração de ideias em grupo para resolver problemas ou encontrar soluções inovadoras para os desafios do projeto. Planejamento, Equipe
Diagrama de Ishikawa (Causa e Efeito) Ferramenta visual para identificar, explorar e exibir todas as causas possíveis de um problema, conhecida como diagrama de espinha de peixe. Trabalho do projeto, Medição
Metodologia Lean Abordagem que visa maximizar o valor do projeto minimizando o desperdício e melhorando os processos. Trabalho do projeto, Medição
Reunião de alinhamento Técnicas utilizadas para entender a expectativa dos stakeholders e comunicar a ele a visão real do resultado a ser entregue pelo projeto Partes Interessadas
Revisão por Pares Técnica para garantir a qualidade e a precisão do trabalho através de avaliações realizadas por outros membros da equipe que não os autores do trabalho. Entrega, Qualidade
Prototipagem Desenvolvimento de versões iniciais de um produto ou parte de um sistema com o objetivo de validar conceitos ou aspectos técnicos antes da produção final. Abordagem de desenvolvimento e ciclo de vida, Entrega
PDCA sigla para Plan-Do-Check-Act (Planejar-Fazer-Verificar-Agir), é um método iterativo de gestão focado na melhoria contínua dos processos e produtos. Este ciclo é amplamente utilizado em gestão de qualidade e projetos para melhorar a eficiência e eficácia das operações. Planejamento, Trabalho do projeto
MASP Técnica para resolver problemas (Método Analítico de Solução de Problemas). Foco na solução de problemas de modo analítico. Todos os domínios de desempenho

Esta tabela proporciona uma visão geral das técnicas de gestão de projetos e como elas se aplicam a diferentes domínios de desempenho, facilitando o entendimento de como podem ser usadas para melhorar a gestão e entrega de projetos.

Conclusão

Cada domínio é um conjunto instrumental para o gerente de projetos, oferecendo métodos, técnicas e ferramentas necessárias para aplicar na gestão do projeto.

Diferentemente dos princípios de gestão de projetos, o gerente do projeto pode delegar tarefas específicas desses domínios, para outros profissionais, como Gerentes Operacionais, Gerentes Financeiros, Gerentes de Obra, Gerentes de Pessoas, etc.

Ao delegar isso, os gerentes do projeto podem se concentrar no que não pode ser delegado: Ele é o responsável pelo projeto, devendo manter a visão geral do projeto para atingir o objetivo do mesmo, assinando as autorizações e contratos com responsabilidade. E, para delegar com responsabilidade, o gerente do projeto precisa ter domínio teórico e prático de todos esses domínios de conhecimento.


Quiz de fixação

Teste o seu aprendizado. Escolha uma alternativa para as perguntas a seguir:

1. O que define um domínio de desempenho em gestão de projetos?

Correct! Wrong!

2. Quais princípios estão associados ao domínio da 'Equipe'?

Correct! Wrong!

3. Qual atividade NÃO está associada ao domínio de 'Incerteza'?

Correct! Wrong!

4. Como os domínios de gestão de projetos são aplicados na prática pelos gerentes de projeto?

Correct! Wrong!

6 O que são domínios de gestão de projetos? (#PMBOK)
Boa! Aprendizado realizado com sucesso ✌😁

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.