Aprendizado e didática

Armadilha 2: Cuidado com o sistema educacional, ele não te ensina a ser um expert

Você já parou para pensar porque a maioria dos alunos não sabe a diferença entre um método de estudo para memorizar e um método de estudo para aprender?

A verdade é que a culpa não é só dos alunos. Existem diversos estudos apontando que o sistema de ensino da era industrial, que continua sendo usando até hoje pela maioria das escolas, é um sistema que incentiva a memorização.

O aluno que cai nessa armadilha passa todo o curso memorizando em um semestre e esquecendo no semestre seguinte, e acha que isso é normal.

São estudantes que vão para a aula e prestam atenção ao que o professor diz, e só descobrem que eles estudaram sem aprender depois da formatura.

O sistema atual ofusca a inteligência em favor da memória, condiciona os alunos a repetir informações e desestimula o aprendizado para ser criativo, para ser inovador, para ser um expert.

É por causa dessa armadilha que está sobrando pessoas com diploma de engenharia, mas que não tem a competência para ser engenheiro.

Pessoas com diploma de direito, mas que não tem a competência para ser advogado.

O curso de graduação deveria ser o melhor lugar para desenvolver experts. Mas a realidade não é essa. São poucos os formados que realmente são experts como deveriam ser.

Cuidado para não estudar de acordo com as orientações do sistema e acreditar que é normal esquecer de tudo o que estudou no semestre anterior.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!