Engenharia de autos

Como cuidar da manutenção no Renault Fluence?

Cuidar da manutenção no Renault Fluence exige um cuidado especial. Por se tratar de um carro pouco popular e com muitas particularidades, não é a maior parte das oficinas que possui o conhecimento necessário para seguir adequadamente os processos de manutenção do veículo. Nesse post temos um compilado de aprendizados importantes para uma boa manutenção do veículo, com as informações relevantes que não aparecem no manual de manutenção.

Para as cotações que aparecem ao longo da postagem, foi informado:

  • Marca: Renault
  • Modelo: FLUENCE
  • Versão: Sed. Dynamique 2.0 16V FLEX Mec.
  • Ano fabricação: 2012
  • Ano modelo: 2013

Escolha da oficina

O Renault Fluence não é um carro popular, isso favorece com que não sejam a maior parte das oficinas mecânicas que compreendam adequadamente os processos para realização de manutenção nesse veículo. Por isso, vale a pena buscar oficinas especializadas.

Oficinas indicadas em Belo Horizonte

Oficinas indicadas:

  • Valence (oficina da concessionária, é mais cara)
  • Renaumec (https://renaumec.com.br)

Outras oficinas de qualidade, porém, não especializadas em Renault, são:

  • Braga Car Centro Automotivo (Bosch Car Service)
  • Muri auto center (Bosch Car Service)
  • Oficina High Torque Car Service BH – Centro Automotivo (mais caro)

Outras oficinas focadas em manutenção de apenas alguns sistemas do veículo indicadas são:

  • Lacorte Car – Oficina Mecanica Especializada Injeção eletrônica – ABS – Airbag

Evidentemente, temos as oficinas autorizadas da fabricante do carro que são referência de qualidade. Mas, devido o elevado custo, não as considero a melhor alternativa em custo-benefício.

Fornecedores de peças originais

Comprar peças originais e de boas marcas é essencial para a garantia de qualidade do veículo. Lojas de compras de peças de qualidade para o veículo são:


Manutenção preventiva

Troca de óleo de filtros

Dados para a troca do óleo de motor e filtro de motor:

  • Periodicidade: 6 meses ou a cada 10.000,00 Km (segundo minha opinião)
  • Óleo: 10W40
  • Necessário trocar filtro de óleo conjuntamente: Sim
  • Quantidade de óleo: 4,2 litros (pág. 4.6 do manual)

Junto com a troca de óleo, recomendo aproveitar e trocar junto:

  • Filtro de ar
  • Filtro de combustível

Você pode fazer isso por esse link, que é um link da Renault no mercado livre (portanto, é bem confiável).

Se tiver uma oficina confiável com o preço parecido, pode valer a pena fechar o material com eles se eles garantirem a qualidade dos componentes. E aí eles também ganham um pouco na venda do produto, o que pode favorecer a eles para te dedicarem um bom atendimento.

O que significa 5W-40

5W-40 é uma classificação para óleos de motor que descreve sua viscosidade em diferentes condições de temperatura. Para entender o que isso significa, é útil decompor a designação:

  • 5W: O número antes do “W” (“winter”) indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas. Quanto menor o número, mais fluido o óleo é quando frio. Óleos com uma classificação baixa como 5W facilitam a partida do motor e a circulação do óleo em temperaturas mais baixas.
  • 40: O número após o “W” refere-se à viscosidade do óleo em altas temperaturas. Quanto maior o número, mais espesso o óleo em altas temperaturas. Óleos com uma classificação como 40 mantêm uma boa viscosidade e proteção do motor quando quente ou em operação prolongada.

Portanto, 5W-40 é um óleo multi-viscosidade que funciona bem tanto em temperaturas frias quanto quentes. Isso é particularmente útil em regiões com grandes variações de temperatura ou para veículos que enfrentam uma ampla gama de condições climáticas e operacionais. Esse tipo de óleo é comum em veículos de alta performance, bem como em muitos carros modernos, proporcionando uma boa proteção do motor em uma ampla gama de temperaturas e condições de operação.

Alinhamento e balanceamento

O correto alinhamento e balanceamento é item importante para a boa conservação do Renault Fluence, além de ser importante para uma boa eficiência no consumo de combustível.

O preço do alinhamento e balanceamento varia bastante conforme a oficina. Algumas diferem o valor dependendo do aro da roda (no caso do Renault, é R16). Pesquisa em fevereiro de 2021 apresentou os seguintes preços:

Alinhamento e balanceamento das 4 rodas em pesquisa de fev/2021
Loja Preço
Reunamec R$ 170,00
Muri Auto Center R$ 90,00
High Torque Belo Horizonte R$ 220,00

Troca do filtro de câmbio e do filtro do trocador de calor

Para os carros com câmbio automático, quando é trocado o filtro de câmbio, também é necessário trocar o filtro do trocador de calor.

Se o filtro do trocador de calor não for trocado, ele vai seguir com borra e sujo e contaminará o óleo novo colocado. Os 3 itens que devem ser trocados juntos, são:

  • Óleo do câmbio
  • Filtro do câmbio
  • Filtro do trocador de calor.

A princípio só se abre a caixa para trocar o filtro se estiver dando algum indício de desgaste. Como já foi mencionado, troque os dois filtros do câmbio (cárter e trocador de calor) sendo o do trocador de calor o mais importante destes.

Se for para trocar o óleo do câmbio, troque na máquina junto com os dois filtros que vão no câmbio. São 9 litros para fazer a troca completa do câmbio.

Kit de correia, acessórios e tensor

Preço no mercado livre:

Kit de correias de acessório
Kit de correias de acessório

Não recomendo comprar paralela, ouvi boatos que começa a bater por uma diferença de milímetros.

No manual, a recomendação é de trocar ela a cada 80.000 Km. Contudo, o mais importante é ter uma postura preventiva conforme o próprio manual recomenda na imagem seguinte (avaliar a correia periodicamente e trocar ela antes que uma poeira de minério possa comprometer ela).

Guia troca preventiva da correia dentada
Guia troca preventiva da correia dentada

Manutenção corretiva

Troca das pastilhas de Freio

As pastilhas de freio são itens de segurança de grande importância para a manutenção de um veículo.

Existem diferentes opções no mercado e esse item de segurança não é tão caro.

Em pesquisa feita em 2021, encontramos os seguintes preços:

Item Loja Preço
Kit pastilha de freio dianteira – Bosch Mercado Livre R$ 160,00
Kit pastilha de freio dianteira – Ecopads Mercado Livre R$ 100,00
Kit pastilha de freio dianteira – Bosch Muri Auto Center R$ 160,00
Kit pastilha de freio dianteira – Fras-Le Muri Auto Center R$ 250,00

Realizando uma pesquisa com meus amigos no grupo no facebook Renault Clube Fluence Brasil, descobri que:

A marca Ecopads é uma boa marca e costuma apresentar o melhor custo-benefício devido o preço reduzido. É uma marca que, inclusive, fornece componentes para veículos Porche.

Contudo, especificadamente para o Renault Fluence, existem relatos de problemas dessa marca de pastilha de freio:

“Para o Fluence não deu certo, pois era menos de um milímetro mais folgada que eu o encaixe. Resultado, quando pisava no freio ela se “ajeitava” devido a folga provocando estalos. Não sei se devido a tantas reclamações corrigiram pra linha Renault essa folga.”

Por se tratar de um item de segurança e de custo relativamente baixo, vale a pena investir em marcas mais consagradas como:

  • Bosch
  • Fedoro
  • Fras-le

Mão-de-obra para troca das pastilhas de freio

O custo da mão de obra para troca de pastilhas de freio é relativamente barato. Cotações realizadas em fevereiro de 2021 apresentam os preços:

Mão-de-obra troca pastilhas de freio dianteiras em pesquisa de fev/2021
Loja Preço
Reunamec R$ 48,00
Muri Auto Center R$ 60,00
High Torque Belo Horizonte R$ 158,00

Sistema de amortecimento

Se atente nos coxins e bieletas, só prestam se forem originais.

É importante que o Coxim superior do amortecedor seja original, como essa é uma peça que sofre um desgaste acentuado no Fluence, eu não aplicaria outra peça que não a original.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

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