Como ficar rico sem ter diploma
“Se você quer ficar rico, então não vá para a escola.” Esse é o título de um livro sobre como ficar rico que está entre os mais vendidos.
Nesse post você vai descobrir a resposta para a pergunta ‘como ficar rico sem ter diploma?’, e observar que nem para ser reconhecido como um profissional de excelência, nem para abrir a sua empresa, ter diploma é um pré-requisito (ou o melhor caminho).
A função do diploma
Em tese, o diploma deveria atestar conhecimento de uma pessoa em uma determinada área de conhecimento. Contudo, estudos como o inaf demonstram que muitos diplomados não possuem o mínimo de conhecimento ao qual o diploma deveria atestar.
A questão é que muitos buscam diplomas como forma de ganhar dinheiro, contudo, diploma não vai te trazer dinheiro.
O conhecimento sim, esse pode te trazer muito dinheiro. Portanto, estudar para obter conhecimento e se tornar um expert vale muito a pena. E você pode se tornar um expert estudando sozinho usando a heutagogia, ou estudando em uma escola e obtendo um diploma.
Isso é válido tanto aos profissionais empregados quanto aos profissionais empreendedores. Quando me referi a ‘profissional’, me refiro a quem trabalha, seja para a empresa de alguém ou para a sua própria empresa.
Vantagem de não entrar na corrida por diplomas
Não frequentar uma universidade de ponta possui grandes vantagens não reconhecidas pela maioria das pessoas.
Uma dessas vantagens é ter tempo para se focar em um único empreendimento e estudar tudo sobre um mercado específico, sem percorrer todo o espectro de uma área como são os tradicionais currículos nas universidades.
Imagine investir o tempo e o dinheiro que as pessoas usam para obter um diploma universitário para desenvolver a sua ideia de empresa. Cinco anos de estudos sobre uma área específica. Certamente, esse foco pode ser um excelente investimento.
São muitos os exemplos de empreendedores que deixaram o ensino formal e investiram seu tempo dessa forma, obtendo muito dinheiro no processo sem obter nenhum diploma.
Inclusive, não precisamos nos limitar a olhar os casos famosos como o de Mark Zuckerberg, Steve Jobs, Michael Dell ou Bill Gates. Dentro do Brasil e em mercados não ligados a tecnologia sobram exemplos.
Um dos maiores exemplos brasileiros é o de Heloísa Helena de Assis, empreendedora e criadora do Instituto Beleza Natural, hoje, a empresa que ela criou tem fábrica própria e lojas em vários estados do Brasil.
Sem diploma, Heloísa foi reconhecida como umas das 10 mulheres mais influentes do país pela revista Forbes. Atualmente, ela ajuda outras empresas a desenvolverem-se aplicando técnicas de administração.
Exemplo invertido
Do mesmo modo, não faltam exemplos de pessoas que obtiveram muitos diplomas e não conseguiram desenvolver uma carreira de sucesso. Basta uma rápida busca na internet para encontrar exemplos desse outro lado da moeda.
Conforme reportagem da BBC Brasil, é grande a quantidade de brasileiros com diplomas e que nunca conseguiram desenvolver-se na profissão para a qual frequentaram a universidade.
Alguns casos são extremos, envolvem pessoas com diploma de graduação em administração, diploma de mestrado em administração e diploma de doutorado em administração, e que, mesmo após longos períodos de planejamento, não conseguiram administrar uma única empresa com sucesso.
Conclusão
Estudar vale muito a pena e o retorno desse investimento, seja como profissional ou como empreendedor, é muito grande, desde que o objetivo do estudo tenha sido adquirir conhecimento e se tornar um expert. Se o objetivo foi acumular diplomas, o retorno do investimento pode ser o desemprego ou uma empresa falida.
Na era conceitual, você pode construir muita riqueza sem ter diploma. Difícil é construir muita riqueza sem estudar. Portanto, a resposta direta para a pergunta ‘Como ficar rico sem ter diploma?’ é: adquirindo conhecimento e desenvolvendo novas ideias.
A remuneração não vem do diploma, vem da expertise (tanto para o profissional como para o empreendedor).
Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.