Microsoft Project

Como inserir e valorar um recurso tipo Custo no MS Project | Gestão dos custos

Gerenciando os custos de um projeto, encontramos 3 tipos de recursos:

  • Material
  • Trabalho
  • Custo

A indicação do valor dos recursos do tipo Material e do tipo Trabalho são relativamente simples, mas inserir o valor do recurso tipo Custo requer um caminho especial.

Isso acontece porque, diferentemente dos custos fixos, os recursos de custo são criados como um tipo de recurso e atribuído a uma tarefa.

Veja o passo a passo:

1. Escolha Exibir > Folha de Recursos.

2. No campo Nome do Recurso, digite um nome para o recurso de custo e clique com o botão direito do mouse para selecionar Informações.

3. Na caixa de diálogo Informações do Recurso, na guia Geral, selecione Custo na lista Tipo e clique em OK.

Depois que o recurso de custo for criado, você poderá atribuir o recurso de custo a uma tarefa. Depois que o recurso de custo for atribuído a uma tarefa, você poderá inserir custos para a atribuição de recurso usando o modo de exibição Uso da Tarefa.

1. Escolha Exibir > Uso da Tarefa.

2. Clique duas vezes na tarefa à que o recurso de custo é atribuído, para abrir a caixa de diálogo Informações da Tarefa.

3. Clique na guia Recursos, insira um valor de custo no campo Custo e clique em OK.

Quando um custo é aplicado usando um recurso de custo que está atribuído a uma tarefa, o valor do recurso de custo pode variar, dependendo de como o recurso de custo é usado.

Observações:

  • Diferentemente dos recursos de trabalho, os recursos de custo não podem ter um calendário aplicado a eles. No entanto, se você atribuir um recurso de custo a uma tarefa e adicionar um valor de moeda em uma data específica que não seja a data atual de início ou término da tarefa, o Project ajustará a data para incluir a data da atribuição do recurso de custo. Por exemplo, se você tiver uma tarefa que comece em 1º de agosto e termine em 15 de agosto, e atribuir um recurso de custo com um valor de US$ 500 em 21 de agosto, a data de término da tarefa será ajustada para 21 de agosto, de modo a refletir a atribuição do recurso de custo.

 

  • Se você estimou vários valores para um recurso de custo por um período de tempo e os valores reais diferem das estimativas, o Project substituirá as estimativas pelos reais. Esse comportamento de recurso de custo difere de outros tipos de recursos porque os recursos de custo não estão vinculados ao trabalho real.

 

  • O valor de moeda dos recursos de custo não dependem da quantidade de trabalho realizada na tarefa à qual eles estão atribuídos.

 

  • Os custos inseridos no cronograma de um projeto não são protegidos como aqueles inseridos em um sistema de contabilidade de projeto. Há situações em que os custos podem mudar, com base nas alterações na tarefa proprietária. Se a duração da tarefa for alterada, é possível que a distribuição de custo, hora extra, também seja.

Curso completo de MS Project

Quer ficar expert em gerenciar projetos usando o MS Project? Se sim, acesse aqui.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!