Talento e Vocação

Escolha sua profissão de acordo com o seu sexo (sqn)

Você já deve ter ouvido que estudar moda é para mulheres e que estudar engenharia é para homens. Cuidado! Além de falso, essa fala é preconceituosa.

A neurociência já provou que as diferenças no cérebro entre homens e mulheres estão no campo emocional, e que, no campo racional, tanto homens quanto mulheres podem se tornar experts em diferentes áreas do conhecimento.

A história tem muitos exemplos de mulheres que se tornaram grandes experts na área de exatas, incluindo engenharia, matemática e finanças.

Slide2O Exemplo que eu mais gosto de citar é de Marie Curie, que, além de vencer grandes preconceitos de gênero da sua época (1900), foi a primeira pessoa a ganhar o prêmio Nobel duas vezes graças aos resultados de suas pesquisas.

Ela ganhou dois prêmios Nobel em áreas científicas distintas:

  • Nobel de Física (em 1903)
  • Nobel de Química (em 1911)

Inclusive, no ano 2015 iniciou-se o movimento I Look Like an Engineer. O movimento tem o objetivo de quebrar os estereótipos preconceituosos, particularmente o estereótipo que engenharia não é para mulheres.

Slide1Uma das ações do movimento foi a postagem em massa de fotos de mulheres engenheiras com o hashtag #I Look Like an Engineer, evidenciando mulheres em carreiras de sucesso na engenharia.

1-motivac3a7c3a3o-para-estudar1.jpg

Também não faltam exemplos de homens que se tornaram reconhecidamente grandes experts em áreas que o preconceito diz ser áreas para mulheres. Desde chefes de cozinha a estilistas de moda, existem homens fazendo com qualidade atividades ditas “femininas”.

Você não tem que escolher estudar uma área que “combina” com o seu sexo, você tem que escolher estudar uma área que combina com você.

A sua profissão não é escolhida pelo seu gênero. A sua profissão é escolhida por você.

A Escola Expert (em parceria com a Camisa Expert) apoia o feminismo como sendo a busca por uma sociedade justa e igualitária, onde, independente de sexo, todos tenham garantidos os seus direitos. Para isso, desenvolvemos uma coleção de camisas específica para a nossa luta, para apoiar o movimento e vamos dar o máximo de desconto para que o máximo de pessoas possam estampar no peito a nossa causa. Justiça é um direito de todos os gêneros. Use o cupom GIRLPOWER e você vai ter uma condição especial para a ter a sua camisa da coleção GIRLPOWER. Conheça a coleção agora: >Clique aqui<

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!