Não nascemos prontos para a era do conhecimento
Há milhões de anos atrás o ser humano vivia da caça de animais e da coleta de alimentos, naquela época, não havia necessidade de estudar e gerenciar o nosso conhecimento, o ser humano já nascia instintivamente pronto para exercer suas atividades ao longo da vida.
Hoje, isso tudo mudou, não nascemos prontos para a era do conhecimento, precisamos estudar e aprender. O modo de viver atual é muito mais complexo que nas antigas eras.
Não dependemos mais da força braçal para fazer a agricultura, nem dependemos de memorizar instruções para manter a repetibilidade de uma indústria. Usamos o conhecimento para obter aquilo que desejamos, é por isso que precisamos nos adaptar.
A era do conhecimento está transformando o mundo para um novo modo de viver, que requer novos conhecimentos e novas habilidades, principalmente a habilidade de aprender com alta velocidade.
Essa é uma das ideias centrais do livro ‘A nova era digital: Transformando nações, negócios e nossas vidas’, de Eric Schmidt e Jared Cohen, um livro que deixa evidente a importância de se preparar para a nova era por meio do estudo e da obtenção de novos conhecimentos.
Vivemos em um mundo novo, em que as formas de trabalho e de lucro financeiro estão ligadas a expertise.
A liberdade de acesso a informação representa uma onda de criatividade e de alto desenvolvimento daqueles que souberem usar as novas tecnologias de aprendizado.
Não nascemos prontos para a era do conhecimento e precisamos nos preparar, e essa preparação vem por meio do estudo.
Alvin Toffler já nos ensinou isso em sua famosa frase:
“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.”
Estamos em uma fase da humanidade que a gestão do conhecimento e novos aprendizados vão nos acompanhar pelo resto da vida. Isso nos leva a seguinte conclusão:
Precisamos estudar porque precisamos nos preparar para a era do conhecimento.