O que é ser expert – A definição de expertise que todo profissional deveria conhecer
Não importa o que você faça, não importa em qual área do conhecimento você quer ser bom, existe sempre uma melhor estratégia de como fazer isso. Antes de começar você precisa entender o que é ser expert e porque tanta gente não se torna expert em nada, mesmo após anos e anos de estudos.
A palavra expert acaba assumindo diferentes significados na linguagem popular em relação a definição científica do que é ser expert. Nesse post você vai conhecer o real significado de o que é ser expert e vai poder concluir se você é expert em alguma coisa.
Ser expert não é ser bem informado
O passo mais básico é não confundir aquela pessoa que tem todas as informações sobre um assunto com um expert naquele assunto.
No estudo Pesquisa sobre expertise: perspectivas e limitações, Afonso Galvão demonstrou que o expert tem a capacidade de usar informações para desempenhar uma atividade com pleno domínio, no nível da alta performance, com plena capacidade de gerar resultados de alta qualidade.
Portanto, o expert vai bem além do bem informado, aquele que apenas possui informações.
O pensador Confúcio deixou isso bem claro quando nos revelou que:
“A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.”
Um grande profissional não se faz com um mundo de informações sobre como fazer algo. Claro que ter informação é importante, mas isso é apenas a ponta do iceberg.
Você já deve ter participado de uma reunião em que um suposto “expert” tem 1001 informações sobre como solucionar um problema, mas o tempo passa e aquelas informações não saíram do papel.
Isso acontece porque para resolver os problemas e inovar, não basta ter 1001 informações. É preciso ter competência para transformar informações em atitudes que geram resultado.
Por isso, esteja precavido com os ‘consultores de informações’, profissionais que sabem dar 1001 ideias de como alcançar o sucesso, sendo que nem eles mesmos conseguem aplicar o que disseram.
Informação ajuda, mas o que resolve é a expertise.
Lição 1: Não adianta ter informações sem ter a capacidade de aplicar elas.
Ser expert não é ser generalista
O expert também não é aquele “sabe-tudo” que sabe um pouquinho de cada coisa, que tem conhecimentos e informações sobre vários assuntos, mas não domina nenhum.
Isso é um generalista, ele só fica na superfície de cada área e não desenvolve a capacidade de solucionar nada complexo, não entende nada com profundidade. Ao mesmo tempo que é um “sabe-tudo” ele é um “domina-nada”.
O expert se aprofunda em uma área de conhecimento e domina ela, a ponto de exercer com plena competência o conhecimento que desenvolveu.
Fazendo uma analogia, o expert é como o pato que sabe correr, sabe nadar e sabe voar, mas não faz nenhum deles com maestria. Nada pior que um peixe (expert em nadar), voa pior que a águia (expert em voar) e corre pior que um leopardo (expert em correr).
Como verificamos no post Como estudar após o fim da era da informação, estamos em uma era que o mundo precisa de experts, e não de profissionais generalistas.
Não vale a pena ser um pato profissional, estamos em uma era que valoriza muito os experts ao mesmo tempo que já estão sobrando profissionais que sabem de muitos assuntos sem dominar nenhum deles.
Não se engane ao acreditar que já é um expert por ter uma compreensão geral do que o professor te ensinou. O expert não fica apenas na visão geral, ele estuda para compreender cada detalhe.
Lição 2: Não adianta saber de tudo um pouco e não dominar nenhuma área do conhecimento.
Ser expert não é ser memorizador
Aquele estudante que sabe escrever a resposta de uma pergunta na hora da prova, mas que não sabe agir quando encontra a mesma pergunta na vida real, não é um expert, é só um memorizador.
Memorizar informações para escrever no papel é muito diferente de aprender de verdade e fazer desse conhecimento uma expertise.
O estudante memorizador passa semestre após semestre memorizando e esquecendo, ainda que tivesse a nota mais alta da turma, ele se forma sem ser expert em nada.
Diante de um problema, o memorizador tem todas as informações, mas não sabe aplicar nenhuma. Ele sabe falar sem consultar o livro, mas às vezes, ele nem compreende profundamente as informações que ele fala. Ele sabe escrever na hora da prova, mas na vida real, ele empaca.
O memorizador tem dificuldade de saber qual o problema ele tem que resolver porque ele se acostumou a resolver problemas que chegam prontos escritos numa folha de papel. Ele não sabe identificar o problema em uma situação real.
O expert sabe ver o problema que a vida apresenta, e dá a ele uma resposta com ações, e não com falas de informação memorizada. A resposta vem na atitude, vem com uma ideia, com um pensamento criativo que resolve a questão.
Infelizmente, como o livro Teaching for Quality Learning at University registra, muitos alunos passam anos estudando para só descobrir que não sabem nada depois da formatura. Gastaram o curso todo memorizando informações para a prova e se formaram sem ser experts em nada.
Lição 3: Não adianta memorizar informações que sabemos escrever, mas não compreendemos profundamente ou não sabemos como aplicar fora do mundo teórico acadêmico.
Ser expert não é ser instruído
O aluno que sabe seguir instruções sem ter conhecimento do porquê deve fazer isso, não é um expert, é um instruído.
O Instruído é aquele que tem muitas instruções sobre um assunto, aquele que segue as informações sobre como fazer algo.
Quando um instruído precisa resolver um problema, ele vai pegar as instruções de algum livro que ele leu e vai tentar seguir passo a passo cada instrução.
O instruído não sabe pensar por conta própria, ele apenas segue a receita de bolo de como fazer alguma coisa. E se a receita de bolo falha, ele empaca, porque ele só sabe seguir instruções.
Por outro lado, quando o expert vai resolver um problema, ele vai pegar o conhecimento que ele tem e analisar a melhor solução para o problema. O expert não age baseado em instruções, ele age baseado em conhecimento, com base na compreensão de como as coisas funcionam. É assim que ele cria soluções inovadoras para cada problema.
Eu não sei se você percebeu, mas nós estamos em um momento em que as máquinas podem ser instruídas a realizar atividades, o que o mundo precisa é de pessoas que inovam.
Por isso, não vale a pena estudar para ser instruído, o que vale a pena é estudar para desenvolver a expertise.
O verdadeiro aprendizado vem do conhecimento, e não de seguir instruções sem saber o porquê.
Lição 4: Não adianta memorizar instruções e não saber agir quando a receita de bolo não é aplicável. O expert domina um assunto e raciocina por conta própria em vez de apenas seguir um roteiro passo a passo.
O que é ser expert
Tomando definições consagradas, de acordo com o livro Cognitive Psychology: A Student’s Handbook:
“Expert é o altamente habilidoso e competente em uma área ou mais áreas de conhecimento”.
De acordo com o The Cambridge Handbook of Expertise and Expert Performance, temos que:
“Expert é aquele que é muito hábil e bem informado em uma área”.
Entendendo isso, fica evidente que não adianta memorizar e entender livros e mais livros para adquirir expertise. Um método de estudo baseado em assistir aulas e fazer anotações não é suficiente para se tornar um expert.
Observe que o expert não é aquele que tem apenas conhecimento teórico, além de conhecimento, ele tem competência. E é para isso que nós estudamos, para termos competência de ação, para termos expertise para fazer, e não apenas memorizar ou entender.
Portanto, nós não estudamos para resolver problemas da escola, nós estudamos para resolver problemas da vida real. É por isso que não temos que apenas saber dar respostas na prova, precisamos saber dar respostas na vida.
E na vida real, os problemas não aparecem pré-definidos em uma folha de papel com um espaço em branco esperando nossa resposta.
Na vida real os problemas estão aí, e somente quem aprendeu de verdade consegue ver os problemas e responder a eles com competência.
Quem não aprendeu é como um cego que não enxerga o valor das informações que possui. O expert sente aquele gostinho de que domina um assunto, aquela confiança de estar seguro sobre o que sabe.
Voltando a pergunta chave, o que é ser expert?
Ser expert é dominar com profundidade as informações que possui (inverso generalista). Ser expert é compreender as informações que possui (inverso memorizador). Ser expert é saber aplicar as informações no mundo real (inverso bem-informado). Ser expert é compreender as especificidades de cada caso (inverso instruído).
Conclusão
Um expert não é reconhecido pelo o que ele fala, o expert é reconhecido pelos resultados que ele alcançou.
Expertise é o grau máximo de inteligência, quando conhecimento e competência se unem e geram resultado. Essa é a definição de expertise coerente a era conceitual.
Nós não devemos ir para escola para memorizar informações, nós estudamos para sermos experts. A era da informação já acabou. Portanto, está na hora de estudar para desenvolver a sua expertise. Bons estudos!
Questão para refletir: Você acredita que o modo como você está estudando está desenvolvendo a sua expertise?
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