Armadilhas do Sistema

Torne-se insubstituível por uma máquina

É incrível poder transferir o trabalho de memorização para as máquinas, em vez de ficarmos na chatice de memorizar instruções, a era do conhecimento é a liberdade para sermos experts em nossa área de atuação, nos focando em ter ideias e inovar.

Com a quarta revolução industrial, serão eliminados empregos de memorização de instruções, e serão criados empregos para experts, empregos cuja função é inovar. E inovar, nenhuma máquina pode fazer. Nenhuma máquina é criativa e imaginativa. A máquina substitui os memorizadores, mas a máquina não pode substituir um expert. Não pode, e nunca poderá.

mind_over_machine_by_rm73Essa descoberta de que é impossível que algum dia um robô tenha a criatividade do ser humano, é a principal ideia apresentada no livro “Mind over machine: O poder da intuição humana e da expertise na era do computador”.

Os autores do livro provam que existe uma lei física que impede que qualquer máquina consiga reproduzir a expertise humana. Nenhuma máquina será capaz de substituir a intuição e a capacidade de inovação do ser humano. A memorização humana é substituível, mas a criatividade humana é insubstituível.

E eu te peço a permissão para falar nesse post não apenas como um expert em gestão do conhecimento, mas como um engenheiro mecatrônico e um mestre em engenharia mecânica, como alguém que tem plena compreensão dos limites da inteligência artificial. Nenhum computador toma uma decisão criativa.

1- Motivação para estudarA engenharia programa computadores para seguir instruções, é impossível programar um computador para ter uma imaginação e criar uma ideia inovadora a partir do nada. A inteligência artificial, por mais avançada que seja, nunca será capaz de ter a mente inventiva do ser humano.

É por isso que estamos na era dos inovadores, dos experts, e não na era dos memorizadores. Estude para construir a sua expertise e nunca um computador fará o que você será capaz de fazer.

A máquina substitui os memorizadores, mas a máquina não pode substituir os experts.

PS: Comente aqui o que você achou do post e da Escola Expert como um todo. Sugestões são sempre bem-vindas.

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!