PBL: Gerenciamento dos custos de um projeto de implantação de uma usina de incineração

DESAFIO 1: O sr. Gustavo é o diretor de uma empresa que vende design de usinas. A partir de estudo de viabilidade econômica, identificou-se uma grande oportunidade de negócio em implantar uma usina de incineração na RMBH. Pela gestão do portfólio, a direção da EB decidiu realizar esse projeto, que será patrocinado pelo sr. Gustavo, implantando a maior usina de incineração da América Latina. Assim, ele está sondando contratar você para ser o GP desse projeto. Em entrevista, o sr. Gustavo te pergunta “Qual a importância da gestão dos custos em um projeto”, o que você diz:

Correct! Wrong!

DESAFIO 2: Você conseguiu a posição de GP para o Projeto de Implantação da Usina de Incineração (PIUI) Ecovital a ser construída na RMBH. O patrocinador (Sr. Gustavo) te disse que é um projeto de altos riscos financeiros, devido ser um mercado relativamente novo e em ampla modificação nos últimos anos. Com essa informação, você fica preocupado com os riscos do projeto relacionados ao custo. É o primeiro projeto desse tipo que você gerencia e você acabou de concluir a fase de iniciação. Para elaborar o plano de projeto, mais especificadamente o plano de custos, você decide estudar mais sobre o que é esperado como resultado financeiro do projeto, assim, você acessa o TAP para avaliar:

Correct! Wrong!

DESAFIO 3: Intrigado devido você não possuir domínio técnico sobre o a construção e design de usinas, Gustavo lhe convoca para uma reunião em que, aparentemente, ele deseja testar os seus conhecimentos. Ele reclama que, embora você tenha uma excelente formação como MBA pelo IETEC, talvez você precisasse de mais expertise em engenharia química antes de ter assumido um projeto de uma usina tão grande. O projeto envolve conhecimentos técnicos avançados de múltiplas engenharias. Você deseja tranquilizar o patrocinador quanto à sua competência. Eis que ele pergunta “como você irá realizar a gestão dos custos?”, o que você diz:

Correct! Wrong!

DESAFIO 4: A diretoria cobra por resultados. O sr. Gustavo, sponsor do PIUI que você acabou de ser incumbido de gerenciar, está estressado e preocupado sobre como o dinheiro será gasto. Como o projeto é de alto valor (estimado inicialmente em R$21 Mi), ele teme que o dinheiro não seja bem gasto, já que ele não poderá acompanhar cada compra. Ele se apresenta desconfiado e quer garantir que nenhum centavo será mal gasto. Você ainda não fez o plano de custos e ele o convoca para uma reunião na qual questiona a você “como será a política de custos?”, o que você responde?:

Correct! Wrong!

DESAFIO 5: Você não é especialista em usinas e precisa do apoio do engenheiro químico para concluir as estimativas. O sr. Gustavo cobra que as atividades se iniciem imediatamente, disse que “está estressado com o excesso de tempo planejando e ainda não ter nenhuma compra e montagem sendo realizada”. Via e-mail, o assistente Jarbas afirma para o sr. Gustavo que a aquisição de recursos está atrasada porque até o momento o responsável (você) não enviou o orçamento ao setor de compras. O clima na empresa ficou tenso e está evidente a necessidade de gerenciar esse conflito. O sr. Gustavo responde ao Jarbas, colocando você em cópia, dizendo que não tolerará atrasos, assim, as aquisições de recursos devem ser iniciadas imediatamente. O que você responde ao e-mail:

Correct! Wrong!

DESAFIO 6: O reator é o equipamento mais importante da usina. Também é fonte de muitos riscos ao projeto, posto que sua fabricação envolve operações de alta periculosidade e muitas pessoas envolvidas. O preço exato da fabricação do reator é desconhecido, você não encontrou especialistas que já tenham participado da construção de reatores similares. Conversando com eng. mecânico especialista em reatores, ele estima por analogia que o reator deve custar cerca de 1 MI, se tudo der certo e não ocorrerem imprevistos, algo em torno de 800 mil, mas se ocorrer algum acidente ou retrabalho, no pior caso, ficaria em 2 MI. Qual a estimativa do custo de fabricação do reator você usa para o projeto?

Correct! Wrong!

DESAFIO 7: Você recebeu todas as estimativas de custos para o projeto. Como você inseriu no plano de gestão dos custos, os custos foram divididos em contas de controle conforme a elaboração da EAP. Você utilizou o apoio de diferentes profissionais para realizar as estimativas. Os eng. mecânicos usaram estimativas de três pontos para o valor dos equipamentos, os engº eletricistas usaram estimativas análogas para a instalação elétrica, os eng. de controle e automação usaram estimativas bottom-up, e os engº civis usaram estimativas paramétricas. O que você faz?

Correct! Wrong!

PBL: Gerenciamento dos custos de um projeto de implantação de uma usina de incineração
Resultado

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!