Gestão estratégica e gestão de projetos – Como fazer?
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Desenvolver e acompanhar a execução adequada de uma estratégia para uma empresa é fator essencial para garantir o sucesso da empresa. Esse é o objetivo da gestão estratégica.
De forma pragmática, Gestão estratégica (ou gestão de negócios) é o conjunto de práticas adotadas pela direção de uma organização para a definição dos objetivos e do modelo de negócio da organização, levando em consideração os ambientes interno e externo da companhia.
Alguns conceitos importantes de estratégia são:
Igor Ansoff (1965):
Estratégia é um conjunto de regras e tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e o seu ecossistema.”
Jauch e Glueck (1980):
Estratégia é um plano unificado, englobante e integrado relacionando as vantagens estratégicas com os desafios do meio envolvente. É elaborado para assegurar que os objetivos básicos da empresa são atingidos.”
Martinet (1984):
Estratégia designa o conjunto de critérios de decisão escolhido pelo núcleo estratégico para orientar de forma determinante e durável as atividades e a configuração da empresa.”
Importância de conhecer o gerenciamento estratégico para um gestor de projetos?
O gerente de projetos não é um diretor estratégico. A gerência de projetos é uma gestão de nível tático.
Mas, conhecer o gerenciamento estratégico e de negócios é essencial para poder gerenciar os projetos de forma alinhada aos objetivos da empresa.
Isso é tão importante que o PMI (Project Management Institute), colocou no guia PMBOK que os três fatores essenciais para a plena competência de um gestor de projetos são:
- Gerenciamento de projetos técnico;
- Liderança;
- Gerenciamento estratégico de negócios.
Isso é tão importante que o PMI não apenas informou que esses são os 3 requisitos para plena competência de um gerente de projetos, o PMI fez questão de desenhar um triângulo com esses três itens e nomeou esse triângulo de Triângulo de Talentos do PMI.
Conhecer a estratégia da empresa, o seu modelo de negócio, faz parte do talento necessário a um bom gerente de projetos (indiferente se são projetos conduzidos de com a abordagem preditiva ou com a abordagem ágil).
Quais são as três macro gestões em uma empresa?
A gestão de uma empresa pode ser dividida em três principais níveis:
- Nível estratégico
- Nível tático
- Nível operacional
Já sabemos o que é gestão estratégica, resta saber o que são os outros dois níveis de gestão.
Gestão Operacional é o conjunto de ações responsável por garantir a melhor execução do produto/serviço a nível de tarefa. Tem como objetivo assegurar que o desenvolvimentos das tarefas sejam conforme procedimentos previamente definidos, e aplicando técnicas de contínua contínua.
Gestão Tática é o conjunto de ações responsável por elaborar e controlar processos para alcançar os objetivos estratégicos da empresa. É realizada pela gestão funcional e pela gestão de projetos.
Em geral, existe uma pequena quantidade de pessoas para cuidar do nível estratégico, uma média quantidade de pessoas para cuidar do nível tático, e uma grande quantidade de pessoas para cuidar do nível operacional. Isso é apresentado no triângulo da estratégia.
Diferentes papéis são usualmente ligados a cada um desses três níveis:
- Nível estratégico: presidentes, superintendentes, diretores;
- Nível tático: gerentes e coordenadores;
- Nível operacional: supervisores e operadores.
Toda empresa tem os 3 níveis gerenciais. Um mesmo profissional pode atuar em mais de um nível gerencial.
Você já viu um CEO (Chief Executive Officer, ou Diretor executivo, Diretor-Geral ou Presidente) de MEI? Ele é CEO durante 1% do tempo. 😁
A estratégia precede o projeto
Antes de iniciar um projeto, houve uma análise estratégica para a tomada de decisão do porque esse projeto foi selecionado para ser executado.
Ao longo do planejamento do projeto, vamos responder várias perguntas sobre esse projeto, como:
- O que será feito (gestão do escopo)
- Quando será feito (gestão do cronograma)
- Quanto será gasto (gestão dos custos)
- Quem irá realizar (gestão dos recursos humanos)
- Com o que será realizado (gestão dos recursos materiais)
- Etc.
Mas antes de começar um projeto, o gerente do projeto deve ter em mente, de forma clara, a resposta para a pergunta Porque o projeto será realizado?
A figura seguinte apresenta de forma clara que:
- Antes da gestão do projeto, temos a estratégia da empresa, que culmina em decisões de valor na gestão do portfólio, que culmina na entrega de resultados atingida pela gestão de projetos e programas, finalizando o com a realização de valor de negócio com a operação.
- Essa ação não é apenas unidirecional, a operação fornece dados de desempenho do valor gerado pela empresa que são analisados pela gestão estratégica, assim como a gestão do portfólio verifica os impactos nos negócios gerados pelos projetos e a gestão dos projetos e programas são revisados e atualizados conforme atualizações no portfólio.
A gestão de um projeto começa no nível estratégico e termina no nível operacional
Antes da iniciação de um projeto, é preciso compreender a proposta de valor desse projeto. Essa proposta de valor pode ou não estar presente em documentos de análise de viabilidade, como:
- AVT (Análise de Viabilidade Técnica)
- AVE (Análise de Viabilidade Econômica), ou AVF (Análise de Viabilidade Financeira)
- Plano de negócios (Business Case)
Com a conclusão do projeto, o resultado do mesmo será entregue a alguém que irá cuidar da sua operação. Assim, a rotina operacional assume o bastão após a conclusão do projeto.
A gestão do projeto somente se inicia após compreender o contexto do projeto. Isso envolver saber as respostas para as perguntas:
- Qual o objetivo do projeto?
- Quem é o patrocinador do projeto?
- Quem irá receber o resultado do projeto para operar e manter o mesmo?
- Qual a priorização do projeto em relação a outros projetos da empresa?
- Qual a relação do projeto com outros projetos da empresa? (existe um programa?)
Em geral, a ordem cronológica em que essas diferentes gestões entram em ação é:
- Gestão estratégica
- Gestão do projeto
- Gestão operacional
Isso é apresentado na figura seguinte.
Exemplo:
1º) Estratégia: A construtora MRV, por meio de estudo de mercado, identificou 10 ideias de projetos de condomínios residenciais em 10 diferentes bairros de São Paulo. Avaliou a viabilidade técnica e econômica das 10 ideias e identificou que 8 são altamente viáveis. Das 8, percebeu que 4 possuem retorno no médio prazo e 4 possuem retorno no longo prazo. Identificou que as 4 mais lucrativas possuem retorno no longo prazo. Identificou que possui caixa (CAPEX) disponível para executar somente 3 projetos. Selecionou assim 2 projetos de retorno a longo prazo e 1 projeto de retorno a curto prazo.
2º) Tática: A construtora encaminhou esses dados para a gerência de projetos que planejou e executou os projetos. Aos serem concluídos, os projetos foram transferidos para uma gestão operacional.
3º) Operação: Um gestor funcional cuidou da manutenção e operação do condomínio. Ao ser vendido, uma administradora de condomínio selecionada pelos proprietários dos apartamentos assumiu a gestão operacional do condomínio.
Esse é o sequenciamento cronológico geral. Várias exceções se aplicam.
Portfólio, programas, projetos e operações
A estratégia da empresa define o conjunto de projetos e operações que a empresa selecionados para serem executados. Isso forma o portfólio da empresa (não confundir o conceito de portfólio da gestão de marketing, em que a palavra portfólio tem outro significado).
Os projetos, quando possuem interdependência entre si, formam programas. Programas são conjuntos de projetos em que a geração de valor do projeto está condicionada a outro projeto, embora sejam dois projetos separados.
Exemplo: Projeto da construção do Aeroporto de Confins devido a capacidade máxima atingida do aeroporto da Pampulha e projeto de construção da estrada linha verde. O aeroporto concluído sem a estrada não gera valor. A estrada construída para dar acesso ao aeroporto sem o aeroporto não gera valor.
A relação de portfólio, programas e projetos é ilustrada pelo PMBOK conforme figura seguinte.
PMO e os níveis de gestão
É importante conhecer os níveis de gestão, pois o PMO pode ter uma atuação em um ou mais níveis simultaneamente. Conforme a sua configuração, ele pode ser classificado como:
- PMO Estratégico
- PMO Tático
- PMO Operacional
Desdobramento da estratégia em projetos
Devido o projeto nascer a partir de uma estratégia, dizemos que o projeto nasce a partir do “Desdobramento da estratégia em projetos”. Ou seja, primeiro elaboramos a estratégia da empresa. De posse dessa estratégia, saberemos:
- Quais as ideias de projetos
- Quais as ideias de projetos estão alinhadas a estratégia da empresa
- Quais as ideias que são viáveis
- Das ideias que são viáveis, quais são as mais prioritárias
- Quais ideias serão selecionadas para serem projetos a executar
Sem saber a estratégia (sem saber para onde se quiser ir), qualquer projeto viável seria uma boa escolha. Nas palavras de Lewis Carroll:
Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”
Parafraseando Lewis Carroll, eu digo:
Se você não sabe quais os objetivos da empresa, qualquer projeto serve.”
Exercício de fixação
Assinale uma única alternativa para cada uma das perguntas a seguir.
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