Cultura Ágil para a prova PMP 2021 (Importante para ser aprovado!)

Em janeiro de 2021, a prova do exame PMP foi totalmente reformulada. Essa foi a maior revolução que a prova já passou desde a sua criação. Nessa reformulação, se intensificou a necessidade de conhecimentos em Cultura Ágil para ser aprovado no exame PMP.

Enquanto nas provas anteriores, mais de 95% da prova era centrada em abordagens preditivas, na nova prova, há um equilíbrio, 50% das questões são ligadas a abordagem preditiva e 50% das questões são ligadas a abordagem ágil.

Além disso, a quantidade de conhecimentos necessário para ser aprovado na prova aumentou. Não existe um livro que seja o guia referência para ser aprovado a prova. É necessário estudar diferentes livros e diferentes disciplinas para ser aprovado no exame.

São referências importantes e não suficientes para ser aprovado na prova:

  1. PMBOK 7ª edição (publicado em 01/08/2021);
  2. PMBOK 6ª edição (publicado em 01/01/2018);
  3. Agile Practice Guide (publicado em 01/05/2018);
  4. Scrum Guide.

Como você já percebeu, duas edições do PMBOK são necessárias para ser aprovado no exame.

Contexto da abordagem ágil

Em determinamos momentos, temos no projeto algumas características que se encaixam melhor com uma abordagem de gestão ágil, como, por exemplo:

  • Escopo indefinido;
  • Mudanças constantes.

Enquanto a abordagem preditiva tenta minimizar as mudanças e definir o escopo o mais rápido possível, a abordagem ágil permite e gestão do projeto sem essa definição e abraçando as mudanças ao longo do projeto. A abordagem ágil faz isso por meio de duas ações principais:

  • Adaptabilidade;
  • Flexibilidade.

A adaptabilidade e flexibilidade são obtidas por meio da implementação prática dos valores e princípios ágeis.

Valores e princípios ágeis

Aplicar a gestão com a abordagem ágil não necessariamente requer a aplicação de um método ágil (ou framework ágil). A prova em si não é tão centrada em métodos específicos, é preciso conhecer as características de como gerenciar um projeto com uma abordagem ágil.

Os 4 valores e os 12 princípios que norteiam a abordagem ágil são conhecimento essencial para ser aprovado na prova.

Cinco características da gestão de projetos pela abordagem ágil que devem ser considerados:

  1. Intervalos mais custos para feedback
  2. Adaptação frequente do processo
  3. Priorização dos requisitos
  4. Atualização regular dos planos
  5. Entregas frequentes

Aprofundando um pouco no item 5: Entregas frequentes

Essas características implicam um trabalho não sequencial entre diferentes fases, em oposição ao modelo waterfall em que para realizar os trabalhos da fase 2, os trabalhos da fase 1 precisam estar concluídos e aprovados.

Na abordagem ágil todas as fases podem ser trabalhadas de modo simultâneo, desde que em cada ciclo seja entregue uma funcionalidade.

Essa funcionalidade significa algo que tem uma função. O que pode ser um MVP (Minimum Viable Product), ou, em bom português: Mínimo Produto Viável.

Um carro composto:

  • Rodas inacabadas e funcionais;
  • Chassi inacabado e funcional;
  • Banco inacabado e funcional;
  • Motor inacabado e funcional;
  • Sistema de direção inacabado e funcional.

Pode ser uma entrega (porque é algo funcional) e então ser testado pelo cliente.

Não seria uma entrega um carro composto por:

  • Rodas acabadas e funcionais;
  • Chassi acabado e funcional;
  • Banco acabado e funcional;
  • Motor acabado e funcional;
  • Motor inacabado e não funcional.
Ilustração do princípio de entregas frequentes
Ilustração do princípio de entregas frequentes

Enquanto a abordagem preditiva pretende apresentar todos os itens do projeto acabados para poder realizar algum teste (o que é o único caminho possível em alguns projetos), a abordagem preditiva permite a realização de testes sem que diferentes partes do projeto estejam acabadas.


Conhecimento completo para ser aprovado no exame PMP

Esse post é uma leitura provocativa e introdutória para que você possa despertar para a importância de dominar a gestão de projetos com a abordagem ágil para ser aprovado no exame PMP.

Se você deseja um curso completo para dominar esses e todos os outros demais conhecimentos para ser aprovado na prova PMP, preencha o formulário abaixo.

Até mais!

Anderson Ferreira

Anderson Ferreira é engenheiro mecânico pela PUC Minas, MBA em gestão de projetos pela USP, certificado como PMP pelo Project Management Institute, Mestre em Engenharia pela UFMG e certificado PMO-CP pela PMO Global Alliance. Anderson ama a gestão de projetos e engenharia, e acredita que unindo esses dois conhecimentos podemos construir um Brasil cada vez melhor.

Deixe uma resposta ou um comentário!