NÃO Siga o conselho dos seus pais na hora de estudar
Quando estamos decidindo o que vamos estudar, seja para entrar na universidade ou para fazer uma especialização, é muito comum recebermos palpites de outras pessoas querendo ajudar. Saber ouví-los é importante, mas você precisa ter cuidado para não fazer uma escolha com base no que outra pessoa acha que é o melhor para você. Para alcançar a expertise, é preciso que essa seja uma decisão deliberada, uma decisão individual, uma decisão SUA. Ninguém pode fazer essa decisão por você.
É muito comum pais que impõem para seus filhos o curso que eles devem fazer, e acabam gerando todo aquele conflito quando não é o que o filho deseja estudar.
Mas não adianta simplesmente tapar os ouvidos e não escutar o que eles têm a dizer.
Seguir uma imposição não é a solução, mas também não resolve ignorar o que eles falam. Nesse momento de conflito, quando o choque de gerações cria essa confusão, é muito importante ouvir com atenção, e então, explicar o porque da sua decisão.
É por meio desse diálogo que o conflito é resolvido. Quando você mostra que o mundo de hoje não é o mesmo mundo que os seus pais conheceram quando eles fizeram as escolhas deles, eles entenderão que somente você sabe qual é a melhor escolha para você. Os pais têm um importante conhecimento que você deve valorizar, e eles estão certos na visão deles, pois no passado, a era industrial foi uma época quando ter diploma de determinadas áreas representava muitas garantias.
Quando você demonstra que a era do conhecimento valoriza expertise, e não diploma, e para adquirir expertise é preciso escolher uma área de forma deliberada, uma área em que a pessoa realmente quer, fica fácil de entender que só você pode tomar essa decisão.
É por meio do diálogo que você pode mostrar que a geração atual tem um novo mundo. Se for o caso, mostre aos seus pais o vídeo da Jornada Expert que fala sobre o mito do diploma e o vídeo que fala sobre a era do conhecimento.
Não “escolha” sua área de expertise pelo o que os outros escolheram para você.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Reading your article helped me a lot and I agree with you. But I still have some doubts, can you clarify for me? I’ll keep an eye out for your answers.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?